Branquear dentes de forma "caseira"

  • Branquear dentes de forma "caseira"

    O bicarbonato de sódio será uma boa opção?

    Saiba a resposta a uma das questões mais pesquisadas na internet.

    Saúde Oral

Notícias

Branquear dentes com bicarbonato de sódio: será um bom método? Provavelmente já ouviu falar neste "remédio caseiro", e se calhar até tem um amigo ou outro que recomenda vivamente esta prática. O bicarbonato de sódio é sem dúvida uma das substâncias mais polivalentes que existem. Seja para repelir insetos, tirar nódoas ou até para cozinhar, a quantidade de aplicações desde produto tornam-no muito vantajoso. Mas será que tem benefícios para a sua Saúde Oral? E será que pode ser utilizado como remédio caseiro para branquear dentes? Vejamos.
 

Branquear dentes: bicarbonato de sódio
As aplicações são muito variadas. Mas será que é bom para branquear dentes?
 

Como o bicarbonato de sódio atua sobre os dentes?

O efeito do bicarbonato de sódio é algo muito conhecido. De facto, quando é aplicado nos dentes conseguimos verificar diferenças significativas: resíduos ou manchas causadas pelo consumo de café, chá ou tabaco tendem a desaparecer rapidamente. No entanto, isto deve-se essencialmente às propriedades abrasivas do bicarbonato de sódio. A forma como atua provoca algum desgaste no dente: apesar de lhes conferir uma aparência mais branca, fá-lo por polir a sua superfície externa.

Ainda que seja considerado um "remédio" caseiro por muitos utilizadores, a verdade é que não existe um procedimento recomendado por Médicos Dentista no que toca ao uso de bicarbonato de sódio em branqueamentos. Assim, quem utiliza este método para branquear os seus dentes em casa, acaba por fazê-lo sem qualquer orientação clínica. Sem qualquer cuidado no manuseamento e aplicação da substância. O que, com a continuação das aplicações, pode conduzir a vários problemas de Saúde Oral. E levar à necessidade de tratamentos bastante mais onerosos do que um branqueamento feito com a ajuda do seu Médico Dentista.
 

"A forma como atua provoca algum desgaste no dente: apesar de lhes conferir uma aparência mais branca, fá-lo por polir a sua superfície externa."

 

Branquear dentes: sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária pode ser uma consequência do uso indevido de bicarbonato de sódio.
 

Quais são as consequências do uso de bicarbonato?

Embora seja possível conseguir dentes mais brancos com o uso do bicarbonato de sódio, nem sempre o conseguirá fazer sem custos acrescidos. Não só para a sua carteira, como para a sua Saúde Oral. Se estiver a considerar fazer um branqueamento caseiro com esta substância, primeiro deve considerar algumas consequências negativas que poderão surgir:

  1. Desgaste do esmalte – Devido ao seu efeito abrasivo, utilizar bicarbonato de sódio frequentemente, e esfregá-lo com demasiada força, irá acabar por provocar o desgaste do esmalte. O uso contínuo pode levar a problemas dolorosos e que podem mesmo requerer intervenção do seu Médico Dentista: não deixe que a sensibilidade dentária se torne um entrave ao seu dia-a-dia e evite o aparecimento de cáries.

  2. Pode afetar as gengivas – O efeito do bicarbonato de sódio não afeta apenas os dentes. Também as suas gengivas poderão sofrer consequências muito negativas, tal como o esmalte dos seus dentes. E a Saúde das suas gengivas é fundamental para a sua Saúde Oral.

  3. Não tem flúor – Sabia que uma pasta de dentes feita à base de bicarbonato de sódio não possui flúor? O flúor é uma substância fundamental para proteger os seus dentes de cáries e fortalecer o esmalte dos dentes. Uma pasta de bicarbonato não deverá substituir uma pasta de dentes normal. Se tiver dúvidas sobre a melhor pasta de dentes para si, aconselhe-se junto do seu dentista e/ou higienista oral.

  4. Não existe um procedimento recomendado – No que toca ao uso desta substância para fazer um branqueamento, a verdade é que a aplicação caseira de bicarbonato não é aconselhada pelos profissionais de Saúde Oral.
     

"Embora seja possível conseguir dentes mais brancos com o uso do bicarbonato de sódio, nem sempre o conseguirá fazer sem custos acrescidos."

Branquear dentes: confie no seu dentista
Dentes brancos e saudáveis? Peça o conselho do seu Médico Dentista.
 

Branquear dentes: o que deve fazer?

Ter dentes brancos e bonitos é algo que todos desejamos. Mas há formas seguras de o fazer. E pode ter a certeza que o seu Médico Dentista pode ajudá-lo.

O bicarbonato de sódio faz parte da constituição de alguns produtos branqueadores e de higiene oral que, se forem utilizados sob orientação clínica, podem complementar os tratamentos. Ajudando a remover a placa bacteriana e a equilibrar o pH da sua boca. Portanto, com a supervisão e manuseamento do seu Médico Dentista, não terá de ter receio desta substância. No entanto, a aplicação dentária do bicarbonato de sódio que compra em drogarias, por exemplo, poderá trazer-lhe consequências muito negativas.

Visite o seu Médico Dentista

Se sonha com dentes mais brancos e deseja remover manchas e tártaro de forma segura, o melhor é recorrer ao seu dentista para avaliar os tratamentos disponíveis e identificar produtos especializados. Hoje em dia existem vários métodos de branqueamento diferentes e nem todos são tão dispendiosos como imagina. Para além de serem conduzidos por profissionais, os tratamentos realizados em clínica atuam diretamente sobre os pigmentos que alteram a cor dos dentes e não sobre o esmalte, pelo que não são corrosivos como o bicarbonato. 

Nas clínicas OralMED encontrará equipas médicas especializadas que o ajudarão a encontrar a melhor solução para si. Obter um Sorriso branco e bonito não deve implicar custos para a sua Saúde. Aproveite para marcar uma primeira consulta de avaliação médica completa. E saiba a resposta a todas a suas questões, sem qualquer compromisso. Conheça as localizações das clínicas OralMED Medicina Dentária. E marque já a sua consulta aqui.

Artigo publicado pela primeira vez em abril de 2018 e revisto em julho de 2020.