7 dicas para quem usa aparelho dentário fixo

  • 7 dicas para quem usa aparelho dentário fixo

    Conheça alguns conselhos para evitar problemas desnecessários.

    Os aparelhos dentários fixos exigem alguns cuidados especiais por parte dos Pacientes, que contribuem decisivamente para o sucesso do tratamento.

    Ortodontia

Notícias

7 dicas para quem usa aparelho dentário fixo

Para atingir os resultados desejados, o aparelho fixo exige um trabalho conjunto entre os médicos dentistas e os Pacientes. De facto, para além do acompanhamento profissional, os seus comportamentos no dia-a-dia são essenciais para garantir o sucesso do seu tratamento e evitar problemas desnecessários.
 

Que cuidados deve ter com o aparelho fixo?


Se utiliza um aparelho fixo, veja 7 dicas importantes:
 

  1. Higiene adequada – A utilização de um aparelho dentário dificulta a limpeza correta dos dentes. Assim, para evitar a acumulação de placa bacteriana e o desenvolvimento de cáries ou problemas nas gengivas, informe-se sobre a melhor forma de higienizar os seus dentes junto do seu médico e utilize todos os instrumentos necessários, incluindo o fio dentário e o escovilhão. Para além disso, é essencial que marque presença em todas as consultas de manutenção, para que o seu progresso possa ser acompanhado por um profissional.

  2. Evite alimentos duros ou pegajosos – Existem vários alimentos que podem afetar o seu tratamento, se ficarem presos no aparelho ou danificarem os seus componentes. Por esse motivo, deve cortar os alimentos em pedaços sempre que possível (com uma faca, por exemplo, em vez de utilizar os dentes da frente) e evitar consumir alimentos demasiado duros, pegajosos ou que libertem demasiados fios (como as mangas). Amêndoas, nozes, pipocas, gelo, caramelos e pastilhas são alguns exemplos de alimentos que também deve evitar consumir.

  3. Controle os açúcares – Evite bebidas e comidas demasiado açucaradas, uma vez que, na ausência de uma higiene adequada, estas poderão contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes, cáries e doenças nas gengivas.

  4. Evite os corantes – Para além de poderem alterar as cores dos elásticos, alimentos com corantes demasiado fortes também podem manchar os dentes em torno da resina utilizada para colar os brackets, deixando uma marca quando o aparelho for retirado.

  5. Cuidado com o desporto – Se pratica um desporto que pode afetar a sua boca de alguma forma, informe o seu dentista e obtenha uma proteção adequada para o seu aparelho.

  6. Não mexa no aparelho – É natural que demore algum tempo a se habituar ao tratamento, mas evite tocar nos fios ou nos brackets, seja com os dedos ou com a língua. Ao fazê-lo, poderá magoar-se e deformar o aparelho, prolongando a duração do tratamento.

  7. Em caso de ferida, ligue para a sua clínica – Numa fase inicial, o aparelho pode cortar as gengivas ou a bochecha e até originar aftas. Perante um cenário destes, contacte imediatamente a sua clínica, já que existem ceras próprias para proteger a sua boca destes danos.
     

7 dicas para quem usa aparelho fixo

Caso utilize um aparelho fixo, lembre-se que a rapidez e a comodidade do seu tratamento também dependem, em larga medida, dos cuidados que tiver diariamente. Assim, faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar problemas, siga as instruções do seu médico dentista e visite-o não só nos dias agendados, mas sempre que surgir algum problema ou alguma dúvida.