Deixe de ressonar

  • Deixe de ressonar

    Durma como um bebé com a ajuda do dentista.

    Ressonar é um problema que pode ter uma abordagem multidisciplinar. Podendo muitos casos ser resolvidos junto do Médico Dentista.

    Saúde Oral

Notícias

É um castigo para quem tem de ouvir. E para quem o faz, não deixa de ser um grande constrangimento. Mas sabia que o seu Médico Dentista pode ajudar a acabar com este flagelo? Conheça algumas soluções para deixar de ressonar. E volte a dormir como um bebé.

 

Ressonar: quais são as causas?

Ressonar resulta da vibração do palato e das paredes da faringe quando o ar passa pelas vias respiratórias. Além de poder ser um grande transtorno na nossa vida social ou conjugal, pode ainda ser um indicador de distúrbios obstrutivos do sono, como é o caso da apneia do sono. Nestas situações, existe uma alteração nas vias respiratórias que faz com que os doentes desenvolvam roncopatia, ou o comportamento de ressonar. Pessoas com alergias, sinusites, rinites, entre outros problemas que afetam as vias respiratórias também têm uma maior propensão para ressonar. 

Para além destas doenças, também os nossos hábitos podem estar por detrás de um problema de roncopatia: o tabagismo e o excesso de peso são outros dos problemas que estão fortemente associados a esta patologia.

Ressonar: quais são as causas?

 

O que podemos fazer?

O primeiro passo deverá ser identificar a origem do problema. Deixar de fumar e manter uma vida ativa, com uma dieta saudável, poderão ser suficientes para mitigar ou mesmo fazer desaparecer este distúrbio.

Quando o problema está em alterações das vias respiratórias, a solução poderá passar por visitar o Médico Dentista.

 

Como é que o Médico Dentista pode ajudar?

Se existirem anomalias ao nível do palato ou da língua, por exemplo, um Médico Dentista especializado em Cirurgia Oral poderá recorrer a procedimentos cirúrgicos para corrigir o problema. Ainda que seja uma solução invasiva, permite uma abordagem totalmente adaptada a cada caso. Além disso, esta solução permite ainda que o Paciente resolva a sua roncopatia de forma permanente, sem ter de recorrer a equipamentos incómodos.

Uma solução não invasiva pode passar, por exemplo, pelo fabrico de um dispositivo intra-oral de avanço mandibular. Estes dispositivos evitam o colapso das vias aéreas durante o sono, promovendo um avanço da mandíbula, que é controlado ao milímetro. Para que sejam eficazes, estes aparelhos devem ser feitos por um Médico Dentista experiente neste tipo de questões. E devem surgir de uma avaliação rigorosa e extensa do quadro clínico do Paciente.

Deixe de ressonar com a ajuda do seu dentista.

 

Ressonar não tem de ser um problema. Nem para si, nem para os seus. A roncopatia é um distúrbio que pode ter uma abordagem multidisciplinar, podendo contar com o seu Médico Dentista para ajudar a acabar com este transtorno.

Se ressona, recupere a sua qualidade de vida. Marque uma avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. E encontre soluções à medida dos seus problemas.