Sofre de Apneia do Sono?

  • Sofre de Apneia do Sono?

    Tenha o descanso que merece.

    Saiba como o seu dentista pode ajudá-lo a dormir melhor.

    Saúde Oral

Notícias

Perceba o problema da Apneia do Sono e descubra de que forma o seu dentista pode proporcionar-lhe o descanso de que tanto precisa.

 

O que é a Apneia de Sono?

A Apneia do Sono, ou a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é um distúrbio que se caracteriza pela ocorrência de interrupções na respiração enquanto dormimos. Muitas vezes, os episódios são acompanhados por um ressonar muito alto, que chega a ser aflitivo para quem assiste a uma crise.

A origem desta síndrome encontra-se geralmente em alterações na faringe, que podem provocar alguma obstrução em qualquer ponto entre a garganta e as fossas nasais. Os hábitos tabágicos e o excesso de peso encontram-se entre os factores de risco para o desenvolvimento da SAOS.

 

A apneia do sono pode ser vários impactos negativos na nossa Saúde e bem-estar.

 

Porque é que a Apneia do Sono é um problema?

Se desconfia que sofre de Apneia do Sono ou conhece alguém que sofre destas interrupções noturnas, não deve ficar indiferente à situação

As pausas na respiração provocadas por este distúrbio cortam o suprimento de oxigénio para o organismo durante alguns segundos, interrompendo ainda a remoção do dióxido de carbono do sangue. Como resultado, o cérebro reage despertando-nos durante breves momentos para que as vias aéreas sejam desbloqueadas e se recomecem os ciclos respiratórios. 

Isto pode ocorrer entre uma a várias vezes por noite, impedindo-nos de descansar plenamente e de oxigenar eficazmente o organismo. Apesar de não ser um distúrbio grave, a SAOS pode influenciar negativamente a nossa Saúde cardiovascular e cerebral e ter fortes impactos no nosso quotidiano.

 


Apneia do sono: dormir é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.

 

Sabia que…? O sono tem um papel fundamental no funcionamento do organismo. É durante o sono que regulamos uma série de processos biológicos, como a produção de algumas hormonas. A falta de sono tem impactos no nosso estado de alerta, na nossa imunidade e no nosso bem-estar geral.


 

Como podemos saber se temos Apneia do Sono?

Se sofrermos de Apneia do Sono, além de nos sentirmos muito fatigados, podemos apresentar sintomas como dificuldade de concentração, falta de memória, irritabilidade e dores de cabeça, que podem afetar o nosso rendimento ao longo do dia.

Além destes sinais, e como vimos anteriormente, os doentes de SAOS também apresentam frequentemente roncopatia: ressonam muito alto, muitas vezes preocupando os que os rodeiam, ao não conseguirem inspirar eficazmente. Por vezes, podem ainda ter episódios de sufocamento, engasgando-se durante o sono, tornando-se muito aflitivo para os que os rodeiam.

O seu dentista pode ajudar a identificar e a resolver o problema da apneia do sono.

 

Como é que o Médico Dentista pode ajudar?

O Médico Dentista pode ter um papel crucial não só na identificação da SAOS como no seu tratamento: 

Diagnóstico

Os dentistas estão treinados para reconhecer alguns dos sinais e sintomas associados aos distúrbios de sono. Se após um check up o Médico Dentista suspeitar que o Paciente sofre de SAOS, irá desde logo encaminhá-lo para uma consulta de especialidade para que se confirme o diagnóstico e se possa iniciar o tratamento.

Tratamento

Confirmado o diagnóstico, o dentista poderá ainda atuar ao nível da solução. Nos casos ligeiros a moderados da AOS, e com indicação do seu Médico assistente, o Médico Dentista poderá produzir um dispositivo que irá reposicionar a mandíbula durante a noite, impedindo as vias respiratórias de se fecharem: o DAM (Dispositivo de Avanço Mandibular).

Para que seja eficaz e para que não tenha um efeito negativo na sua Saúde Oral, este dispositivo deve obedecer a critérios específicos, devendo estar totalmente adaptado à boca do Paciente. Por isso, deverá ser produzido com o acompanhamento de um dentista experiente nestes casos e que esteja familiarizado com o seu historial clínico.

Em alguns casos, a solução para a SAOS poderá passar por um simples tratamento de ortodontia

Se sofre de AOS, procure a ajuda do seu dentista.

 

Tenha o descanso que merece.

Se sofre de distúrbios de sono, saiba que hoje em dia não tem de viver com este problema. Uma visita ao seu Médico Dentista poderá mesmo ser o primeiro passo para identificar e resolver situações como a Apneia do Sono. Com indicação do seu Médico assistente, o dentista irá encontrar uma solução que permita que o ar circule mais eficazmente pelas suas vias aéreas.

Se desconfia que sofre de AOS, não deixe de procurar ajuda. E continue a Sorrir para a Vida.