Periodontite: para lá das gengivas.

  • Periodontite: para lá das gengivas.

    Descoberta relação com outras doenças.

    Foram encontrados os mecanismos que influenciam doenças cardíacas e a diabetes.

    Saúde Oral

Desde há muito tempo que se sabe que pessoas que sofrem de periodontite correm maiores riscos de doenças cardíacas e de descontrolo da diabetes. Agora, investigadores descobriram os mecanismos que ligam as doenças das gengivas a estas patologias.

 

O que é a periodontite?

A periodontite, conhecida popularmente por piorreia, é o estágio mais avançado da gengivite. Resulta da acumulação de placa bacteriana e tártaro nos dentes e gengivas e do não tratamento da consequente inflamação (gengivite).

Na periodontite, o osso e a camada interna da gengiva começam a “afastar-se” dos dentes - formando as chamadas bolsas periodontais - e a placa bacteriana começa a migrar e a acumular-se em zonas abaixo da linha da gengiva.

Embora nem sempre cause dor, a periodontite pode ter vários sintomas, tais como: sangramento gengival, mau hálito, supuração (formação de pus), alongamento e mobilidade dos dentes, e criação de espaços negros entre as peças dentárias. Quando não é tratada a tempo, a periodontite pode acabar por resultar na perda de um ou mais dentes.

A periodontite está ligada a muitas doenças de carácter inflamatório.

 

A periodontite está ligada a outras doenças?

Sim. Apesar de falarmos muitas vezes em Saúde Oral e geral, a verdade é que não se pode dissociar uma coisa de outra. Há muito tempo que os investigadores reconhecem a existência de uma associação entre a periodontite e várias doenças com um carácter inflamatório, como as doenças cardiovasculares e a diabetes. 

Dados epidemiológicos demonstraram, de forma consistente, que a periodontite aumenta o risco de doença cardiovascular futura, independentemente de outros fatores. Além disso, especialistas no mundo inteiro já tinham chegado à conclusão que uma infeção avançada, como a provocada pela periodontite, pode afetar o controlo metabólico da doença da diabetes. 

Até muito recentemente, ainda não se conheciam os processos biológicos que entram em ação nestas doenças, mas investigadores da Universidade de Toronto, no Canada, pensam ter encontrado a resposta.

 

O que liga a periodontite à diabetes a às doenças cardiovasculares?

Ao que parece, a associação está na resposta imunológica hiperativa do nosso organismo. 

Os investigadores descobriram que, em resposta a doenças como a periodontite, o nosso sistema imunitário coloca em ação uma grande quantidade de neutrófilos - células de defesa - para combater o problema. 

Com o sistema imunitário num estado hiperativo, o organismo acaba por reagir de forma excessiva até às infeções secundárias. Podendo provocar a destruição de outros tecidos e órgãos, não diretamente relacionados com as gengivas.

Os resultados desta investigação já foram confirmados por meio de ensaio clínico controlado.

Se suspeita que sofre de periodontite, contacte rapidamente um dentista.

 

Há quanto tempo não visita um dentista? Conhece o estado da Saúde das suas gengivas? Marque já uma consulta de avaliação médica completa numa das 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Ficará a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral através de meios de diagnóstico avançados e da avaliação de uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas. Logo na primeira consulta. E sem qualquer compromisso para si.