A Diabetes e a Saúde Oral

  • A Diabetes e a Saúde Oral

    Saiba de que forma esta doença pode afetar a sua boca.

    Se sofre de diabetes, provavelmente já se apercebeu de alguns problemas que têm afetado a sua Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Segundo o relatório mais recente do Sistema Nacional de Saúde, a diabetes é a 3ª causa de morbilidade mais comum em homens entre os 50 e os 70 anos. Um número assustador e que é reforçado pelos dados da Direção Geral da Saúde, que estima existirem cerca de 3 milhões de pessoas afetadas por esta doença ou estão em estado pré-diabético em Portugal. Um problema que, quando não é controlado, afeta o organismo humano a vários níveis. Entenda como diabetes e Saúde Oral estão relacionadas.

 

Como a Diabetes ataca a sua Saúde Oral

Entre os muitos cuidados que um doente diabético tem de ter no controlo do seu estado de Saúde, os hábitos de higiene oral são talvez dos mais importantes.

Isto porque quem sofre de diabetes tem uma maior tendência em desenvolver problemas de Saúde Oral, que podem condicionar ainda mais a sua vida e conduzir ao um agravamento da doença. 

 


Doentes Diabéticos têm uma maior tendência a desenvolver infeções:

  • Aftas e feridas em boca – devido a terem a boca muito seca

  • Candidíase Oral – uma infeção que é provocada por um fungo

  • Gengivite – inflamação que afeta as gengivas

  • Periodontite – a evolução da doença da gengivite que afeta não só as gengivas, como provoca perda óssea


 

Diabetes e Saúde Oral: que cuidados devo ter?

O mais importante passa por manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo. Algo que se consegue com uma dieta adequada e seguindo as indicações do Médico Endocrinologista que o acompanha. Os doentes diabéticos devem ainda visitar o seu Médico Dentista com frequência. Habitualmente, deverão dirigir-se a uma consulta de Medicina Dentária, pelo menos, a cada 6 meses. 

É fundamental que quem sofre de diabetes informe o seu Médico Dentista sobre o seu estado de Saúde. Algo que é válido para qualquer pessoa com uma doença crónica: antes de proceder a qualquer tratamento de Medicina Dentária é fundamental que o Médico Dentista conheça o quadro clínico detalhado de cada Paciente.

diabetes e saúde oral

 

Diabetes e Saúde Oral andam, infelizmente, de mãos dadas. Devido a todas as complicações provocadas pela doença, um doente diabético deve procurar agir ao nível da prevenção dos problemas de Saúde Oral. É fundamental que os seus cuidados de higiene oral não sejam descurados. Se verificar alguma alteração na cor das suas gengivas ou se apresentar algum sangramento durante a escovagem, o doente diabético deverá consultar o seu Médico Dentista assim que possível. 

Desta forma, irá evitar situações extremas como a perda dentária e a necessidade de tratamentos mais complexos.

Consulte aqui a Biblioteca de Saúde OralMED e saiba tudo o que precisa de saber para manter e recuperar a sua Saúde Oral.