Tem gengivas escuras?

  • Tem gengivas escuras?

    Não precisa de esconder o seu Sorriso!

    Saiba o que pode levar à descoloração das gengivas e conheça as soluções que existem atualmente.

    Saúde Oral

Notícias

Tem gengivas escuras e não sabe o que isso poderá significar? Sente que a cor das suas gengivas são um constrangimento que o impedem de Sorrir à vontade? Então, este artigo é para si. Perceba o que está por detrás de alterações na tonalidade das gengivas. E saiba o que pode fazer para voltar a Sorrir com toda a confiança.

Ter gengivas escuras é um problema de Saúde?

 

Ter gengivas escuras é um problema de Saúde?

Não necessariamente. Ao fenómeno das gengivas escuras chama-se hiperpigmentação das gengivas. 

Regra geral, estamos mais habituados a ver pessoas com gengivas rosadas. Mas, tal como qualquer outra característica física, a verdade é que a tonalidade das gengivas pode diferir de pessoa para pessoa. Por exemplo, as gengivas podem ser mais ou menos escuras consoante a sua concentração de melanina, como acontece com a nossa pele ou com o cabelo.

Ou seja, a hiperpigmentação das gengivas não tem de estar associada a uma doença, não indicando, na maioria dos casos, um problema de Saúde. Ainda assim, ter as gengivas escuras pode provocar alguns transtornos psicossociais, uma vez que pode comprometer a estética do Sorriso.

 


A acumulação de melanina neste tecido faz com que fiquemos com gengivas escuras.

 

Sabia que…? A melanina é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo. A sua principal função é proteger-nos das radiações solares. É a melanina que dá cor às sardas, aos sinais, que provoca manchas escuras na pele com o avançar da idade, e que nos dá aquele bronze invejável no verão.


 

Então, as gengivas escuras não significam nada de mal?

Mais uma vez, depende da situação. Ficar com as gengivas escuras num curto de espaço de tempo ou desenvolver esta pigmentação em conjunto com outros sintomas, pode ser sinal de que algo não está bem com a nossa Saúde:

  • Periodontite - num estado muito avançado, a periodontite pode provocar alterações na cor das gengivas, fazendo com que inicialmente fiquem vermelhas e inflamadas, podendo depois evoluir para uma tonalidade mais escura;

  • Hábitos tabágicos - o fumo do tabaco provoca alterações drásticas nos tecidos da nossa boca: os vasos sanguíneos presentes nas gengivas são muito afetados pelo tabaco, fazendo com que haja menos circulação de sangue naqueles tecidos. Além de outras consequências prejudiciais, as gengivas podem mudar de cor, ficando mais escuras;

  • Algumas doenças autoimunes e/ou hereditárias - a doença de Addison, a síndrome de Peuts-Jeghers e a doença de Von Recklinghausen são alguns exemplos de doenças associadas a um aumento de produção de melanina, podendo provocar alterações na cor das gengivas, e que requerem acompanhamento médico especializado;

  • Alguns medicamentos - medicamentos para a malária, alguns antidepressivos, entre outros, também podem provocar a descoloração das gengivas.

Se as alterações na cor das gengivas vierem acompanhadas de sangramento, inchaço ou mesmo mobilidade dentária, deverá procurar a ajuda de um Médico Dentista especialista em Periodontia assim que possível. O mais certo é estar com algum tipo de doença das gengivas e deverá procurar tratamento para evitar consequências que podem ir desde o descontrolo da diabetes, se sofrer desta doença, à perda de um ou mais dentes.

Se tiver gengivas escuras e não gostar de se ver, é possível resolver junto do Médico Dentista.

 

E se simplesmente não gostarmos da cor das nossas gengivas?

Mesmo que a cor das nossas gengivas não seja provocada por uma doença, pode ser um incómodo a nível estético. E não há mal em querer mudar um aspeto com o qual nos sintamos menos bem. Existem alguns tratamentos de Medicina Dentária que podem ajudar a clarear as gengivas, como é o caso do procedimento cirúrgico de despigmentação melânica gengival ou da remoção de pigmento com laser de CO2.

Ambos os tratamentos são indolores e são extremamente eficazes ao nível dos resultados: após um período de cicatrização e/ou de normalização dos tecidos, as gengivas ficam num tom rosado.

As gengivas escuras não podem ser uma desculpa para esconder o seu Sorriso. Há soluções.

 

Não esconda o seu Sorriso. Se existe alguma situação na sua boca que lhe está a provocar desconforto ou que o deixam constrangido no contacto com os outros, fale com o seu Médico Dentista. E não se esqueça! A descoloração das gengivas não é sempre um problema estético. Às vezes, poderá ser algum indicador de que algo não está bem com a nossa Saúde.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, e despiste quaisquer doenças que possam estar a alterar a cor das suas gengivas. Em qualquer uma das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária poderá contar com equipas multidisciplinares que dispõem de todos os meios para diagnosticar o seu problema. Sem qualquer compromisso ou encargos para si.