Estomatite aftosa

  • Estomatite aftosa

    Um problema recorrente...

    Saiba o que é a estomatite aftosa e perceba como pode controlar este distúrbio doloroso.

    Saúde Oral

Notícias

Ter uma ou outra afta de vez em quando é perfeitamente normal. Mas quando surgem frequentemente, em aglomerados, e apresentam sintomas muito dolorosos, podemos estar perante um problema de estomatite aftosa recorrente. Um distúrbio comum e, por vezes, incapacitante. Mas cuja sintomatologia pode ser gerida e tratada. 

 

O que é a estomatite aftosa recorrente?

A estomatite aftosa recorrente é um distúrbio inflamatório da cavidade bucal. Caracteriza-se por provocar o desenvolvimento de pequenas aftas amareladas, que surgem aglomeradas e provocam um forte desconforto e ardor.

O desconforto provocado pela estomatite aftosa é tão grande que muitas pessoas chegam a ter dificuldades em ingerir alimentos ou líquidos, e até em falar, durante as fases mais críticas. 

Embora não exista uma cura conhecida para este problema, existem tratamentos e mudanças de estilo de vida que ajudam a gerir as aftas e a sintomatologia dolorosa associada. Um controlo que se consegue com a ajuda de um dentista.

A estomatite aftosa é um problema muito doloroso.

 

Como podemos distinguir a estomatite aftosa recorrente das aftas mais comuns?

Além da dores associadas, as lesões provocadas pela estomatite aftosa são, geralmente, muito pequenas, não ultrapassando 1 a 2mm de diâmetro. No entanto, poderão formar-se lesões maiores.

Normalmente, estas aftas surgem em pequenos aglomerados no interior das bochechas e lábios e/ou sobre a língua. Além disso, como o nome indica, estas lesões surgem de forma recorrente, podendo surgir novas crises a cada 15 dias, dependendo de alguns fatores.

Embora as características descritas ajudem a identificar o problema, o diagnóstico só poderá ser confirmado por um médico ou por um dentista, uma vez que existem outros problemas da cavidade oral que apresentam sintomas semelhantes. 

 

Quais são os fatores causadores do problema?

Atualmente, ainda não se sabe ao certo o que provoca a estomatite aftosa. Pensa-se que não seja exatamente uma doença, mas sim um conjunto de sintomas multifatoriais. Entre os fatores conhecidos por despoletar as crises encontram-se:

  • o stress e as crises de ansiedade;

  • os hábitos tabágicos;

  • o consumo frequente de alimentos ou bebidas ácidos;

  • o consumo frequente de alimentos ou bebidas muito frios ou muito quentes;

  • doenças ou distúrbios inflamatórios, como algumas doenças auto-imunes;

  • alguns medicamentos.

 

Qual é o tratamento?

Depois de despistar as possíveis causas da estomatite aftosa, o seu dentista pode ajudar a controlar e a gerir o problema. 

O tratamento será semelhante ao que é feito para outro tipo de lesões na boca, focando-se em aliviar os sintomas e em devolver qualidade de vida aos Pacientes.

Entre os possíveis tratamentos, o seu dentista poderá recomendar a toma de analgésicos, corticosteroides e o uso de um elixir oral ou colutório específicos. Além disso, será recomendado que evite alimentos ou bebidas ácidos, e muito frios ou muito quentes, para evitar o agravamento dos sintomas.

Siga todas as recomendações do seu dentista e verá que a estomatite aftosa se tornará num incómodo cada vez menor na sua vida.

Consulte o seu dentista se desconfia que sofre de estomatite aftosa.

 

Se desconfia de que sofre de estomatite aftosa, fale com um dentista.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país.

Terá à sua disposição equipas multidisciplinar de dentistas, preparadas para identificar corretamente e tratar lesões da cavidade oral. Os meios de diagnóstico avançados, a que terá acesso logo na primeira consulta, ajudarão a despistar quaisquer problemas ativos. E permitir-lhe-ão conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral.