Especialidades dos Dentistas

  • Especialidades dos Dentistas

    Quais são as áreas de especialização reconhecidas?

    As diferentes especialidades dos dentistas são cruciais para proporcionar cuidados personalizados e específicos aos Pacientes

    Saúde Oral

Notícias

Ao longo dos anos, a Medicina Dentária tem evoluído significativamente, tornando-se uma área cada vez mais complexa. Essa evolução tem sido impulsionada por fatores como o avanço tecnológico, o aumento da expectativa de vida e a mudança de hábitos alimentares da população. Como consequência dessa evolução, surgiram as diferentes especialidades dos dentistas. Cada uma com um foco específico. 

Essa diferenciação permite que os dentistas prestem um atendimento de maior qualidade. E mais direcionado para as necessidades especificas dos pacientes.

Dentista trata paciente em cadeira do dentista

 

Especialidades dos dentistas reconhecidas em Portugal

Em Portugal, de acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, os dentistas podem especializar-se nas seguintes áreas:

  • Ortodontia: este colégio de especialidade foca-se na correção de más oclusões e problemas relacionados à posição dos dentes e maxilares, utilizando aparelhos ortodônticos para alinhar os dentes.

  • Periodontia: periodontistas tratam gengivas, tecidos periodontais e estruturas de suporte dos dentes, incluindo procedimentos como tratamentos de gengivite e cirurgias periodontais.

  • Endodontia: endodontistas são especialistas em tratamentos de canal, focando-se em tratar a polpa dentária e tecidos circundantes, ajudando a preservar dentes que, de outra forma, precisariam ser extraídos.

  • Cirurgia Oral: esta especialidade engloba procedimentos cirúrgicos mais complexos, incluindo extrações dentárias, remoção de dentes do siso e tratamentos de lesões orais.

  • Odontopediatria: odontopediatras são especializados em cuidados dentários para crianças, focando-se em proporcionar um ambiente acolhedor e tratamentos adaptados às necessidades específicas das crianças.

 

A importância da especialização

Embora os dentistas generalistas tenham uma formação abrangente, a importância das especialidades é inegável. Profissionais especializados possuem conhecimentos mais aprofundados. E dominam técnicas específicas que são cruciais em casos mais complexos ou cirúrgicos. Por exemplo, para os pais preocupados com a Saúde Oral de seus filhos, a Odontopediatria oferece cuidados direcionados para as necessidades especificas das crianças.

No entanto, é importante ressalvar que o dentista generalista continua a ter um papel fundamental na prestação de cuidados de Saúde Oral. O dentista generalista é um profissional com uma formação base que lhe permite dar resposta em diferentes áreas da Medicina Dentária. Incluindo ao nível da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da maioria dos problemas dentários.

Dentista OralMED trata paciente em cadeira do dentista

 

Mais do que a preocupação com a especialidade, os Pacientes devem ter em atenção a regularidade das suas consultas no dentista. Mesmo que o dentista que o acompanhe seja generalista, uma vez que o objetivo primário destes profissionais é o bem-estar do Paciente, poderá recomendar-lhe um colega da especialidade de que precisa para ajudar no seu caso. Ajudando a que mantenha o seu Sorriso para a Vida!