O que faz um dentista de odontopediatria?

  • O que faz um dentista de odontopediatria?

    Entenda o importante papel destes profissionais de Saúde

    Existem dentistas que contribuem para o bom desenvolvimento dos seus filhos e que os ajudam a evitar problemas no futuro.

    Saúde Oral

Notícias

Os cuidados dentários são fundamentais em todas as fases da vida. Mas quando se trata de crianças, a atenção especializada de um dentista de odontopediatria pode desempenhar um papel crucial na manutenção da sua Saúde Oral. Neste artigo, perceba o que faz e qual a importância deste profissional com estas 5 questões essenciais.

Um dentista de odontopediatria dedica-se ao tratamento de crianças

 

O que é a odontopediatria?

A odontopediatria é uma área da Medicina Dentária dedicada à Saúde Oral das crianças e adolescentes. Estes médicos dentistas, além da sua formação base, contam ainda com uma especialização para compreender as necessidades únicas das crianças. E proporcionar-lhes um ambiente confortável e acolhedor no consultório médico.

 

Um dentista de odontopediatria trata crianças de que idades?

Os dentistas de odontopediatria estão preparados para ajudar crianças desde o seu nascimento até à adolescência, aos 16 anos. Habitualmente, salvo se existir algum problema que necessite de cuidados mais precoces, a recomendação da comunidade científica é de que a primeira visita ao dentista deve acontecer com o nascimento do primeiro dente de leite. Nesta consulta, serão despistados potenciais problemas de desenvolvimento futuros, que podem ser evitados antes de provocar mal-estar ou de terem impacto na Saúde geral dos mais novos.

Um dentista de odontopediatria trata a Saude Oral infantil

 

Porque é que é importante existir dentistas de odontopediatria?

A preparação e experiência destes profissionais permite-lhes ter todas as ferramentas necessárias para tratar pacientes de diferentes idades e estágios de desenvolvimento, adaptando as suas abordagens de acordo com as necessidades individuais de cada criança. Estando totalmente preparados para lidar com as particularidades da Saúde Oral infantil.

Os dentistas de odontopediatria têm o conhecimento e as habilidades necessárias para prevenir, diagnosticar e tratar todos os problemas orais que afetam as crianças.

 

Porque é importante visitar o dentista regularmente durante a infância?

As visitas regulares ao dentista durante a infância são fundamentais para estabelecer hábitos de cuidados orais saudáveis desde cedo. Além disso, permitem que exista um acompanhamento contínuo do desenvolvimento da dentição da criança. Possibilitando a identificação precoce de potenciais problemas e a oferta de orientações aos pais sobre como cuidar da Saúde Oral dos seus filhos em casa.

O dentista de odontopediatria ensina bons habitos a pais e filhos

 

Porque é importante manter os dentes de leite saudáveis?

Os dentes de leite, também conhecidos como dentes decíduos, desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Eles ajudam na mastigação, na fala e servem como guias para a erupção dos dentes permanentes ou definitivos. Assim, manter os dentes de leite saudáveis é essencial para o desenvolvimento adequado da cavidade oral e para a prevenção de problemas futuros.