“Foi muito gratificante para nós”

  • “Foi muito gratificante para nós”

    OralMED Cascais tratou mais um jovem Paciente no âmbito da OralMED Solidária

    Saiba mais sobre este caso e leia as explicações da Dra. Ana Torres, Médica Dentista com atuação diferenciada em Odontopediatria.

    Saúde Oral

Notícias

Todos temos o Direito a Sorrir para a Vida. Foi com esta Visão que a equipa da clínica OralMED Cascais recebeu a visita de um jovem de 13 anos das Aldeias das Crianças SOS. E que o ajudou a recuperar a sua Saúde Oral através dos tratamentos de Medicina Dentária de que necessitava. Um donativo sobre a forma de tratamentos que está inserido nas políticas de Sustentabilidade Social das clínicas OralMED. E que, através da iniciativa OralMED Solidária, tem ido ao encontro das populações mais fragilizadas, cujas carências económicas e sociais não permitem tratar a sua Saúde Oral.

Entenda este caso neste artigo.

 

“O facto de se tratar de um Paciente tão jovem, e a componente solidária deste caso, colocaram-nos algum peso acrescido”

Ainda que com algum receio inicial, o jovem, que apresentava algumas carências de Saúde Oral, foi recebido em clínica com todo o cuidado. E conseguiu ultrapassar o nervosismo comum associado à cadeira do dentista graças à sensibilidade e empatia da equipa. 

“Os problemas identificados e as soluções encontradas não representam, por si só, situações atípicas. Mas o facto de se tratar de um Paciente tão jovem, e a componente solidária deste caso, colocaram-nos algum peso acrescido”, começou por explicar a Dra. Ana Torres, responsável pela área de Odontopediatria da clínica OralMED Cascais.

Acreditamos que todos os Pacientes têm o Direito a Sorrir para a Vida. E, nas nossas clínicas, tomamos todas as medidas para assegurar o sucesso de todos os tratamentos, claro. Mas esta parceria com as Aldeias das Crianças SOS e os jovens que recebemos em consulta são muito especiais para nós. Felizmente, tudo tem corrido bem. Este tratou-se de mais um caso muito gratificante para nós”, acrescentou.

oralmed solidaria: clinica de cascais trata jovem de 13 anos

 

A importância das visitas regulares ao dentista desde a infância

Com a Saúde Oral restabelecida, o jovem de 13 anos recebeu ainda alguns conselhos para que possa manter o seu Sorriso saudável ao longo da sua vida. 

Um trabalho de pedagogia muito importante que é promovido pelos Médicos Dentistas nas suas consultas. Principalmente, junto dos Pacientes mais jovens. E que, infelizmente, ainda não chega a todas as crianças. Resultando em muitos problemas no futuro.

Oralmed solidaria: Dra Ana Torres, responsável pela área de odontopediatria da clínica OralMED Cascais
Dra. Ana Torres, responsável pela área de Odontopediatria da clínica OralMED Cascais

 

Podem resultar inúmeras consequências da falta de acompanhamento em consultas de Medicina Dentária logo durante a infância. Cáries nos dentes de leite podem evoluir para situações de dor e infeção, podendo inclusive levar à perda precoce do dente, com consequências futuras no alinhamento dentário. Para além de problemas dentários, podemos também intervir precocemente em problemas de desenvolvimento e crescimento ósseo, e oclusão dentária, facilitando a resolução ortodôntica destes problemas com influência na mastigação, estética e dicção”, esclareceu a Dra. Ana Torres.

É também na infância que aprendemos uma série de hábitos que levamos para a vida inteira. Crianças com uma boa Saúde Oral geralmente têm os meios para aprender a mantê-la. Seja através da higiene oral, seja através de consultas regulares no dentista. Encontrando-se aqui as bases para adultos bem desenvolvidos e saudáveis no futuro, concluiu a Médica Dentista, experiente no tratamento e acompanhamento de crianças.

 

Sobre a OralMED Solidária

Desde 2020 que a iniciativa OralMED Solidária tem ajudado utentes de Organizações Não Governamentais e de Instituições Particulares de Solidariedade Social a recuperar a sua Saúde Oral. Tendo ajudado, até à data, mais de 35 instituições em todo o país, através do donativo de mais de 100 mil euros em tratamentos de Medicina Dentária.

Saiba mais sobre esta iniciativa na página da OralMED Solidária.