Dor de dentes com o frio?

  • Dor de dentes com o frio?

    Saiba como evitar a Sensibilidade Dentária.

    A dor de dentes provocada pela sensibilidade dentária pode arruinar qualquer momento. Evite o problema.

    Saúde Oral

Notícias

Já lhe aconteceu dar um golo no seu chá e sentir uma dor de dentes terrível? Isso significa que sofre de sensibilidade dentária. E pode tornar-se mais evidente em algumas alturas do ano. Perceba porquê.

Dor de dentes com o frio?

 

De que forma é que a dor de dentes pode estar relacionada com as estações do ano?

Antes de mais, é preciso perceber que não é o inverno ou o verão que provocam a Sensibilidade Dentária e a dor de dentes. O que acontece é que nestas estações do ano existe uma propensão maior à ingestão de alimentos e bebidas com temperaturas muito elevadas ou muito baixas. No inverno, por exemplo, comemos alimentos mais açucarados e consumimos bebidas mais quentes, como os chás, o chocolate quente, o café... Que podem agravar e tornar mais evidente o desconforto da sensibilidade dentária. E quem sofre deste problema, vai senti-lo com mais intensidade ao consumir estas bebidas.

 

Para deixarmos de sentir dor de dentes, temos de deixar de consumir essas bebidas e alimentos?

Não. O que é necessário é que haja um cuidado redobrado nas pessoas que sofrem de Sensibilidade Dentária. Por exemplo, podem evitar consumir bebidas geladas ou a escaldar. Depois de ingerir alimentos açucarados, devem fazer uma higienização oral adequada. Assim, evitam o agravamento dos sintomas. Que podem gerar algum incómodo.

Dor de dentes - bebidas quentes

 

É possível tratar a Sensibilidade Dentária?

Sim. E não implica, necessariamente, um tratamento desconfortável ou complicado. Na verdade, se o caso não for muito grave, uma pasta dentífrica adequada pode ajudar bastante a minimizar o problema.

 

E nos casos mais avançados?

Para situações mais avançadas, existem vários tratamentos disponíveis que, dependendo do caso, permitem aliviar ou resolver definitivamente a Sensibilidade Dentária. Falamos, por exemplo, da cirurgia periodontal, para o tratamento das recessões gengivais. Da reabilitação de dentes partidos ou cariados. E das desvitalizações.

Dor de dentes? Fale com o seu dentista.

 

Ainda que possa estar mais suscetível devido ao consumo de alguns alimentos e bebidas, não é normal sentir dor de dentes em nenhuma estação do ano. A estação fria é ideal para passar umas tardes no sofá, com uma manta e uma bebida quente. Não para sentir desconforto. Não evite as coisas de que mais gosta. Fale com um dentista.

Se sofre de Sensibilidade Dentária, marque uma consulta de avaliação médica completa nas clínicas OralMED Medicina Dentária, sem compromisso. Perceba o que poderá estar por detrás do seu desconforto. E continue a desfrutar de todas as coisas que lhe dão mais prazer. Sem dores nem sofrimento!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em fevereiro e revisto em dezembro de 2020.