Dor de dentes com o frio?

  • Dor de dentes com o frio?

    Saiba como evitar a Sensibilidade Dentária.

    Siga os conselhos do Dr. Filipe Fernandes.

    Saúde Oral

Notícias

A dor de dentes pode ser evitada.

A estação fria é ideal para passar umas tardes no sofá, com uma manta e uma bebida quente. Mas já lhe aconteceu dar um golo no seu chá e sentir uma dor de dentes terrível? Isso significa que sofre de sensibilidade dentária. E pode tornar-se mais evidente em algumas alturas do ano. À conversa com o Dr. Filipe Fernandes, percebemos porquê.

De que forma é que a dor de dentes pode estar relacionada com as estações do ano?

Antes de mais, é preciso perceber que não é o inverno ou o verão que provocam a Sensibilidade Dentária e a dor de dentes [risos]. O que acontece é que nestas estações do ano existe uma propensão maior à ingestão de alimentos e bebidas com temperaturas muito elevadas ou muito baixas. No inverno, por exemplo, comemos alimentos mais açucarados e consumimos bebidas mais quentes, como os chás, o chocolate quente, o café... Que podem agravar e tornar mais evidente o desconforto da sensibilidade dentária. E quem sofre deste problema, vai senti-lo com mais intensidade ao consumir estas bebidas.

Dor de dentes - Dr. Filipe Fernandes
Dr. Filipe Fernandes, Médico Dentista nas clínicas OralMED
 

Para deixarmos de sentir dor de dentes, temos de deixar de consumir essas bebidas e alimentos?

Não. O que é necessário é que haja um cuidado redobrado nas pessoas que sofrem de Sensibilidade Dentária. Por exemplo, podem evitar consumir bebidas geladas ou a escaldar. Depois de ingerir alimentos açucarados, devem fazer uma higienização oral adequada. Assim, evitam o agravamento dos sintomas. Que podem gerar algum incómodo.

É possível tratar a Sensibilidade Dentária?

Sim. E não implica, necessariamente, um tratamento desconfortável ou complicado. Na verdade, se o caso não for muito grave, uma pasta dentífrica adequada pode ajudar bastante a minimizar o problema.

Dor de dentes - bebidas quentes
Não deixe de fazer o que gosta por causa de uma dor de dentes!
 

E nos casos mais avançados?

Para situações mais avançadas, existem vários tratamentos disponíveis que, dependendo do caso, permitem aliviar ou resolver definitivamente a Sensibilidade Dentária. Falamos, por exemplo, da cirurgia periodontal, para o tratamento das recessões gengivais. Da reabilitação de dentes partidos ou cariados. E das desvitalizações.

Ainda que possa estar mais suscetível devido ao consumo de alguns alimentos e bebidas, não é normal sentir dor de dentes em nenhuma estação do ano. Se sofre de Sensibilidade Dentária, consulte o seu Médico Dentista. E continue a desfrutar de todas as coisas que lhe dão mais prazer. Sem dores nem sofrimento!