Dor de dentes latejante

  • Dor de dentes latejante

    O que poderá significar?

    Conheça as seis causas mais comuns do problema

    Saúde Oral

Notícias

Tem uma dor de dentes latejante que está a afetar o seu dia a dia? Conheça as seis causas mais comuns da terrível dor de dentes. E visite o seu dentista quanto antes.

 

Dor de dentes: causas mais comuns

Uma dor de dentes latejante não é presságio de algo positivo. Antes pelo contrário. A dor de dentes é motivo para procurar ajuda profissional.

No entanto, ainda que não seja possível diagnosticarmos a nossa própria dor de dentes com base apenas nos nossos sintomas, existem algumas causas comuns que podem estar na origem do problema. 

Dor de dentes latejante: causas mais comuns

 

1) Primeiros dias com aparelho dentário

Os primeiros dias com aparelho dentário são sempre um período de adaptação para o Paciente. Sejam aparelhos convencionais, seja com o sistema invisalign, os tratamentos de ortodontia provocam o movimento da dentição, exercendo pressão sobre os dentes.

Esta pressão poderá provocar algumas dores latejantes nos primeiros dias do tratamento. Uma dor que pode ser controlada com ajuda de anti-inflamatórios não sujeitos a receita médica.

Se está a fazer um tratamento ortodôntico e tem uma dor de dentes latejante e persistente, fale com o dentista responsável pelo seu caso para avaliar se está tudo bem.

 

2) Dor de dentes associada a cáries dentárias

Uma dor de dentes pode também ser sinal de uma cárie avançada. E, se for o caso, só poderá mesmo ser tratada no gabinete do dentista.

Lembre-se de que as cáries dentárias não são sempre visíveis ao espelho, sendo necessário recorrer a meios de diagnóstico de Medicina Dentária para identificar corretamente o problema.

Se souber que tem uma cárie e a dor passar ao fim de alguns dias, não poderá adiar o tratamento, de qualquer forma. O organismo procura sempre formas de aliviar a dor, acabando eventualmente por mascará-la. Mas isso não significa que o problema esteja curado. Fazendo com que a cárie se agrave e evolua para doenças muito mais graves e difíceis de tratar.

 

3) Abcessos dentários e a dor de dentes intensa

Os abcessos dentários podem resultar de uma cárie não tratada. E são dos problemas de Saúde Oral mais dolorosos. Podendo provocar uma dor de dentes latejante na região onde se encontram.

Além da dor de dentes, normalmente, os abcessos vêm ainda acompanhados de outros sintomas como o inchaço visível da face, febre e calafrios e problemas gastrointestinais. Mas nem sempre isto acontece, o que dificulta a identificação do problema sem ajuda especializada.

Uma dor de dentes latejante nunca pode ser ignorada.

 

4) Lesões na face e no crânio

Traumas provocados por acidentes ou mesmo alguns tratamentos, podem provocar lesões dentárias e uma dor de dentes forte e incomodativa. Algo que nem sempre é visível a olho nu.

Por exemplo, partir um dente abaixo da linha da gengiva é mais comum do que pensa com a prática de alguns desportos. E esta lesão pode gerar sintomas muito desconfortáveis, como uma dor de dentes latejante.

Quando não tratadas, estas lesões conduzem a infeções que podem espalhar-se a todo o organismo.

 

5) Dor de dentes na sinusite e rinite alérgica

Pode parecer estranho, mas problemas de sinusite e rinite alérgica podem mesmo provocar uma dor de dentes muito forte.

Isto porque os seios nasais estão muito próximos das raízes e terminações nervosas dos nossos dentes superiores.

Durante as crises, a pressão provocada pela inflamação originada pela sinusite ou rinite poderá provocar sintomas orais de grande desconforto. Podendo até provocar a própria inflamação das gengivas e afetar as raízes dentárias. 

Pessoas com este tipo de problemas devem ter especial cuidado com a sua Saúde Oral e procurar ajuda se tiverem uma dor de dentes.

 

6) Dor de dentes associada aos sisos

Por serem os últimos dentes a nascer, nem sempre têm o espaço de que necessitam na nossa boca. O que pode dificultar a sua erupção, levando à inflamação das gengivas e tecidos anexos.

Os dentes do siso podem ainda nascer no ângulo errado, exercendo pressão sobre os dentes vizinhos e levando à dor de dentes.

Para evitar problemas, neste tipo de casos, muitos dentistas recomendam a extração dos dentes do siso. Mas esta situação apenas pode ser avaliada em gabinete médico com os meios de diagnóstico apropriados.

Apenas o um dentista poderá identificar a causa de uma dor de dentes latejante.

 

Se tem uma dor de dentes latejante ou persistente, visite o seu dentista quanto antes.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. numa das clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, capazes de identificar a origem da sua dor. Irá aceder a meios de diagnóstico avançado, logo na primeira consulta, para ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral e o Plano de Tratamento mais adequado ao seu caso.