Desvitalizar dentes

  • Desvitalizar dentes

    Conheça o procedimento passo-a-passo

    Hoje em dia, já não existem motivos para de ter medo das desvitalizações. Perceba porquê.

    Saúde Oral

Notícias

Nunca precisou de fazer uma desvitalização? Então, talvez não saiba que desvitalizar dentes é um dos procedimentos mais realizados em clínica atualmente. Utilizado, sobretudo, em situações de cáries em estado avançado, este é um procedimento bastante simples e seguro. E que pode ser realizado em 5 etapas principais, sem provocar dores.

 

Desvitalizar dentes: em que consiste?

De um modo simples, desvitalizar dentes consiste numa limpeza interna do dente. É a remoção de tecidos infetados ou danificados que possam estar a comprometer a Saúde dos nossos dentes e gengivas. 

Como os nossos dentes conseguem desempenhar as suas funções sem estes tecidos internos, ao substituí-los por um material de enchimento adequado, é possível evitar extrações desnecessárias e preservar os nossos dentes naturais. 

Habitualmente, esta é uma solução aplicada nos caso em que existem cáries muito extensas e certas fraturas que atingem a polpa do dente, originando infeções devido à exposição a bactérias perigosas.

Desvitalizar dentes: não há motivos para ter medo.

 

Desvitalizar dentes: como é o procedimento?

Para desvitalizar dentes, normalmente, são necessárias duas a três consultas. E, apesar de este ser um processo de grande exigência técnica, pode ser entendido em apenas 5 grandes etapas:

1. Avaliação – Para desvitalizar dentes, o dentista começará por fazer uma análise completa do caso do Paciente. Com recurso ao raio-x e, se necessário, aos chamados testes de vitalidade, o dentista irá avaliar a necessidade de desvitalização. Em caso do tratamento ser necessário, o raio-x será útil para determinar o comprimento dos canais do dente e começar a planear a intervenção.

2. Abertura do dente – Caso se verifique que existe necessidade de incorrer numa desvitalização, dá-se início ao processo de desvitalizar dentes propriamente dito. Para tal, é realizada uma pequena abertura no dente, com o auxílio de uma broca, para que se consiga aceder aos canais no seu interior e, posteriormente, remover o tecido infetado. 

3. Limpeza – Uma vez criada a abertura de acesso, os canais são limpos com instrumentos e produtos próprios para o efeito.

4. Preenchimento – De seguida, o espaço que foi limpo é preenchido com um material biocompatível e selado com um cimento adequado para este tipo de tratamentos.

5. Restauração – Terminada a desvitalização propriamente dita, o trabalho apenas é dado por terminado depois de ser realizada a restauração necessária no dente.

desvitalizar dente

 

Como vimos, desvitalizar dentes é um tratamento bastante comum. É realizado em clínica, com toda a segurança e sem qualquer tipo de dor. Por isso, se este for o melhor tratamento para si, saiba que não existe razão para ter receio. 

Ainda assim, se quiser evitar ter de desvitalizar dentes, o melhor é prevenir o aparecimento de cáries. Tenha bons hábitos de higiene oral e visite o seu dentista regularmente. 

 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em setembro de 2021.