4 cuidados a ter com a escova de dentes

  • 4 cuidados a ter com a escova de dentes

    Assegure uma boa higiene oral e evite despesas extra no dentista!

    Saiba manter a sua escova de dentes nas condições ideais para evitar contaminar os seus dentes e gengivas.

    Saúde Oral

Notícias

Não há dúvidas sobre a importância de lavar os dentes duas a três vezes por dia. Mas sabe o peso que o estado da sua escova de dentes tem na sua Saúde Oral? Perceba como pode evitar contaminar a sua boca com patógenos que podem levar à necessidade de tratamentos extensos no dentista.

 

A escova de dentes pode esconder alguns perigos…

Não queremos assustar ninguém… Mas as nossas bocas contêm mais de 600 espécies diferentes de bactérias. E algumas delas são responsáveis pelo desenvolvimento de cáries dentárias. Ou de problemas mais graves como a gengivite e a periodontite. Quando fazemos a nossa higiene oral, estamos a tentar limitar a atividade das bactérias nefastas que vivem sobre os nossos dentes e gengivas. Tentando eliminá-las.

Se a nossa escova de dentes não for mantida em boas condições, em vez de eliminarmos as bactérias que provocam os problemas de Saúde Oral, podemos estar a acrescentar ainda mais microorganismos perigosos à nossa boca. Dando origem a doenças que levam à necessidade de tratamentos dentários um pouco mais complexos do que uma simples destartarização periódica.

A escova de dentes pode acumular bactérias e vírus

 

1) Nunca partilhe a escova de dentes. Nem com a sua cara metade, nem com filhos, nem com ninguém.

Não é apenas uma sugestão. É mesmo importante que não o faça. Mesmo com pessoas com quem tem um grande nível de proximidade.

Quando partilha a sua escova de dentes, está a partilhar o seu microbioma oral. Ou seja, está a partilhar as bactérias, vírus, fungos e protozoários que existem na sua cavidade oral. Sejam eles microorganismos bons ou maus para a Saúde.

Isto significa que, se tiver lesões de cárie e partilhar a escova de dentes com alguém, pode contagiar essa pessoa com as bactérias responsáveis pelas suas cáries. Além disso, lembre-se de que existem várias doenças que são transmissíveis através da saliva.

 

2) Guarde a sua escova de dentes corretamente

Pode parecer estranho, mas não deve deixar a sua escova de dentes descoberta na casa de banho. Isto porque, devido às descargas dos autoclismos, é muito comum haver partículas de água suspensas no ar desta divisão. Sendo frequente encontrar-se bactérias como a Streptococcus e a Escherichia coli nessas partículas. O ideal é armazená-la no seu quarto ou numa divisão onde exista pouca humidade.

Além disto, deve ter em atenção que manter a escova de dentes num recipiente totalmente fechado também não é uma boa solução se quiser evitar que as cerdas acumulem microorganismos. A escova deve ser guardada de forma a poder secar totalmente entre cada rotina de higiene oral.

 

3) Desinfete a sua escova de dentes quando necessário

Desinfetar a sua escova de dentes semanalmente ou a cada quinze dias é importante. Mas livre-se de mergulhar a sua escova em álcool etílico ou lixívia! Para desinfetar a sua escova de dentes, o ideal é mergulhá-la num pequeno copo com o elixir oral que usa habitualmente. Basta fazê-lo durante 30 a 60 segundos e deixar a escova secar bem antes de guarda-la novamente.

 

4) Troque de escova de dentes periodicamente

Mesmo com todos os cuidados descritos acima, as escovas de dentes perdem a sua eficácia ao longo do tempo. Mesmo que consiga evitar a acumulação de patógenos perigosos, as cerdas das escovas de dentes vão ficando deformadas e tortas com o uso.

Para assegurar que as suas rotinas de higiene oral são eficazes, lembre-se de trocar a sua escova de dentes pelo menos a cada três meses. A sua Saúde Oral agradece!

Cuide da sua escova de dentes mas não abdique de visitar o dentista

 

A higiene oral está na base de uma boa Saúde Oral. E, além da frequência das rotinas, é também importante sabermos manter os instrumentos que utilizamos em boas condições. Afinal, colocamos as nossas escovas de dentes na boca todos os dias!

No entanto, não se esqueça: a higiene oral, por si só, não chega. Para manter o nosso Sorriso, é ainda fundamental visitarmos o nosso dentista de seis em seis meses para realizar um checkup e realizar procedimentos dentários preventivos.

 

Se já não visita o seu dentista há muito tempo, aproveite para marcar uma consulta de avaliação, sem qualquer compromisso, numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas preparadas para avaliar o seu caso com todo o cuidado e atenção que merece. E terá acesso a meios de diagnóstico avançado para que possa ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. Logo na primeira consulta.