A experiência da cárie.

  • A experiência da cárie.

    Explique a formação das cáries à pequenada!

    As cáries são a doença mais prevalecente do mundo. Mas podem ser evitadas. E devemos começar a fazê-lo desde cedo.

    Saúde Oral

Notícias

Mesmo em casa, aprender pode ser divertido. E pode ser uma boa forma de distrair as crianças do contexto que, infelizmente, vivemos atualmente. Experimente a atividade que encontrará no final deste artigo e que preparámos para a sua família. Ajude os seus filhos a compreender as cáries.

 

O que são cáries?

As cáries dentárias ainda são a doença mais prevalecente em todo o mundo, afetando cerca de 2,83 mil milhões de pessoas, de várias faixas etárias e classes sociais. São lesões que começam geralmente no esmalte dos dentes, podendo ainda começar a formar-se ao nível das raízes, e que, devido à ação da placa bacteriana, vão evoluindo e penetrando cada vez mais nas camadas interiores dos dentes.

Por serem provocadas por bactérias, uma cárie pode ainda contaminar outros dentes em boca, fazendo com que o problema se espalhe pela restante dentição, se não for tratado a tempo.

As lesões de cárie podem ainda agravar ao longo do tempo, conduzindo a muitos outros problemas como abcessos dentários ou mesmo doenças das gengivas, como a gengivite e a periodontite.

Porque é que as cáries são perigosas em dentes de leite?

 

Porque também são perigosas em dentes de leite?

Infeções graves em dentes de leite podem influenciar negativamente a dentição permanente. Por isso, apesar de serem dentes temporários, as cáries nos dentes de leite devem ser evitadas. Estes dentes devem ser tratados com a mesma atenção com que encaramos os dentes definitivos.

Evitar cáries nos dentes de leite pode evitar muitos problemas no futuro.

Como se explicam as cáries às crianças?

 

Podemos explicar às crianças o processo de formação das cáries?

O processo de formação das cáries, tal como é, é algo difícil de explicar aos mais novos. Principalmente, às crianças mais pequenas. No entanto, é bom começar a instruir os mais jovens desde cedo sobre a importância de evitar este tipo de problemas. E existem formas de demonstrar, de forma simples, o que acontece a um dente durante a formação de uma cárie.

Basta recorrer a duas maçãs. Na experiência que se segue, as maçãs vão representar dois dentes, sendo a sua casca o esmalte que protege as camadas interiores. Siga os passos, veja o que acontece. No final, leia as explicações com os seus filhos.

Hoje, existem formas de ensinar conceitos complexos de forma muito simples. Sendo possível introduzir temas essenciais para fazer com que os mais novos se desenvolvam de forma saudável e responsável. No entanto, não basta dominar os conceitos de Saúde Oral. É necessário aplicar o conhecimento, mantendo bons hábitos de higiene oral e visitando o dentista semestralmente.

 

Se os seus filhos nunca visitaram o dentista e já têm dentes de leite, deverá agendar uma consulta assim que possível.

Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para receber Pacientes de todas as idades. Num ambiente clínico protegido com todas as medidas de segurança necessárias, em linha com as orientações dadas pelas entidades de Saúde nacionais e internacionais.