Aparelho para os dentes

  • Aparelho para os dentes

    O que muda no dia-a-dia?

    Não se preocupe, o seu dia-a-dia não vai mudar radicalmente!

    Ortodontia

Notícias

Colocou, ou está a pensar em colocar, um aparelho para os dentes? Não se preocupe! As suas rotinas não vão transformar-se radicalmente. Mas existem alguns cuidados que deve ter para garantir que o tratamento decorre dentro do previsto e evitar o prolongamento do uso de aparelho dentário. Entenda os conselhos dos Médicos Dentistas.
 

O que muda no dia-a-dia com um aparelho para os dentes?

Como explicámos anteriormente, não pense que a sua vida vai mudar radicalmente por colocar um aparelho ortodôntico. Um aparelho para os dentes não será um transtorno tão grande como possa parecer, pelo que não deve desistir ou adiar o seu tratamento, caso necessite. De um modo geral, existem três aspetos que devemos ter em conta quando avançamos para um tratamento de Ortodontia.

Aparelho para os dentes: o que muda no dia-a-dia?

 

1) Faça uma higiene oral redobrada

Esta será a principal alteração. E verá que não é nada de mais. Com o uso de um aparelho dentário, surgem alguns cuidados acrescidos no que à higiene oral diz respeito. Isto é, passa a existir uma atenção redobrada. E para garantir que o tratamento corre como desejado, os Pacientes devem seguir atentamente as indicações dos Médicos Dentistas, todos os dias.

 


Veja aqui como pode lavar os dentes com aparelho corretamente.


 

2) Tenha algum cuidado com certos alimentos

Aqui trata-se apenas de uma questão de ter algum cuidado e bom senso.

Repare: mesmo um aparelho fixo, não ficará fixo sobre os seus dentes eternamente. As colas utilizadas para fixar as bráquetes sobre a dentição são fabricadas especificamente com o propósito de ser removidas eventualmente. Mas não vai querer que as bráquetes se descolem antes de tempo. Isso poderá representar custos acrescidos ao seu tratamento e atrasar significativamente todo o processo. Assim sendo, alimentos muito rígidos, dar uma trinca numa maçã inteira, mascar pastilha elástica ou caramelos pejajosos pode levar ao descolamento das bráquetes ou mesmo à quebra de um arame.

Da mesma forma que deve evitar este tipo de alimentos, deve ainda ter em atenção a possibilidade de lhe surgir uma cárie. O uso de um aparelho para os dentes, por si só, já representa uma maior propensão para a acumulação de alguma placa bacteriana. Daí ter de ter tanta atenção à higiene oral. Mas para além disso, deve também procurar evitar alimentos com alto teor de açúcar, principalmente se vir que não tem condições para fazer a sua higiene oral de seguida. A necessidade de tratar uma ou mais cáries vai atrasar o Sorriso com que sempre sonhou.

 

3) Quando praticar desporto, faça-o em segurança

É algo importante para evitar lesões na cavidade oral. Principalmente em desportos radicais ou em que possa existir contacto, e dependendo do tipo de aparelho utilizado pelo Paciente, poderá ser necessário usar um protetor bucal.

Se pratica desportos coletivos, artes marciais, ou desportos que podem levar facilmente a uma queda, mesmo que controlada, deve informar o seu Médico Dentista. Assim, irá encontrar a solução mais eficaz para evitar situações potencialmente perigosas para si. 

 

Informe-se junto do seu Médico Dentista

Atualmente, usar aparelho dentário é mais fácil do que possa imaginar. E existem produtos, como as ceras, que facilitam muito a adaptação aos aparelhos para os dentes. Mesmo ao nível dos tipos de aparelho ortodôntico, agora, existem várias opções e que estão ao alcance de todos os Pacientes nas clínicas OralMED Medicina Dentária.

Encontre soluções adaptadas às suas expectativas e necessidades. Saiba que hoje os aparelhos não têm de ser coloridos ou ter elásticos. E, muitas vezes, até podem ser praticamente invisíveis.

Onde encontrar aparelho para os dentes

 

Informe-se junto do seu Médico Dentista, escolha a melhor opção para si e garanta um Sorriso perfeitamente alinhado, com toda a segurança.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em janeiro de 2022.