• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Dentes de leite: se caem, serão importantes?

  • Dentes de leite: se caem, serão importantes?

    Perceba melhor a importância dos dentes de leite para o desenvolvimento das crianças.

    Os dentes de leite exigem tantos cuidados de higiene quanto os dentes permanentes.

    Odontopediatria

Notícias

Dentes de leite: se caem, serão importantes?

Apesar de haver cada vez mais informação sobre Saúde Oral, ainda existem muitas ideias que não estão corretas. E uma delas está relacionada com a importância de dentes de leite. Por caírem e darem origem aos dentes definitivos, muitas pessoas ainda acreditam que não merecem os mesmos cuidados de higiene. Mas a verdade não é essa. Perceba porquê: 
 

Qual é a importância dos dentes de leite?


Embora possa não ser evidente à primeira vista, a dentição de leite é muito importante para o correto desenvolvimento dos bebés e das crianças. Além da componente estética e da autoestima dos mais pequenos, podemos destacar 5 funções que fazem com que os dentes leite mereçam tantos cuidados quanto os dentes de um adulto. Ora veja:
 

  • MASTIGAÇÃO – A presença de dentes antes do surgimento da dentição permanente é essencial para permitir uma mastigação adequada dos alimentos e permitir uma melhor absorção dos seus nutrientes. Por isso, também ajudam na passagem de uma alimentação maioritariamente líquida para sólida.

  • GUIAM OS DENTES PERMANENTES – Os 20 dentes temporários têm o papel de manter o espaço na arcada e de orientar os dentes permanentes para as posições corretas, no futuro. Assim, os dentes de leite podem ser decisivos para evitar correções com aparelhos ortodônticos, por exemplo.

  • CRESCIMENTO DA FACE – Os dentes de leite desempenham um papel muito importante para o crescimento correto dos ossos e dos músculos da face. De facto, cenários em que os dentes de leite são perdidos mais cedo do que o previsto têm sido associados a desenvolvimentos anormais das articulações, já com os dentes definitivos.

  • DESENVOLVIMENTO DA FALA – A primeira dentição também auxilia bastante no desenvolvimento da fala nos bebés e nas crianças.

  • CRIA BONS HÁBITOS – Para além dos outros fatores, os dentes de leite também são bastante úteis para despertar as crianças para a importância da saúde oral e para as boas práticas de higiene oral.
     

Dentes de leite: se caem, serão importantes?

Se tinha dúvidas, agora já sabe: a dentição de leite pode e deve ter os mesmos cuidados que os dentes permanentes. De facto, além dos aspetos já referidos, hoje sabemos que infeções em dentes de leite podem afetar negativamente os dentes permanentes e até a sua erupção. 

 

"Infeções em dentes de leite podem afetar negativamente os dentes permanentes e até a sua erupção."

 

Por isso, informe-se junto do seu médico sempre que tiver alguma dúvida, siga os seus conselhos e faça o melhor pela Saúde Oral dos mais pequenos.