Tem falta de dentes?

  • Tem falta de dentes?

    Perceba porque deve substituí-los rapidamente.

    Mesmo que não incomode a nível estético, a falta de um ou mais dentes pode acabar por afetar toda a sua boca.

    Saúde Oral

Notícias

De acordo com o mais recente Barómetro de Saúde Oral, atualmente, cerca de 70% dos portugueses tem falta de dentes naturais. E, dessa percentagem, quase metade dos inquiridos nunca substituiu os dentes perdidos. Uma estatística alarmante e que se deve a muitos fatores. Como a ideia errada, e, infelizmente, generalizada, de que a falta de dentes é um problema meramente estético. Na verdade, a ausência de dentes pode ter efeitos devastadores na sua boca. Veja o que pode acontecer:

 

O que acontece aos restantes dentes?

Para melhor entendermos o processo, imaginemos que perdemos um dente de baixo. Se não o substituirmos, o que vai acontecer é que o dente de cima vai começar a descer, como que "à procura" do dente que já não existe, na tentativa de restabelecer o equilíbrio. A esta característica dos dentes dá-se o nome de “erupção passiva” e pode mesmo levar à perda de mais peças dentárias. 

Simultaneamente, os dentes vizinhos também vão começar a mudar de posição, deitando-se para ocupar o espaço deixado pelo dente que saiu e desalinhando a estrutura dentária.

Tem falta de dentes? Substitua-os rapidamente

 

Quais são as consequências da falta de dentes?

Por causa desta reação dos dentes, para além dos efeitos a nível estético, a falta de um único dente é o suficiente para gerar um conjunto de outros problemas, num efeito de bola de neve com consequências drásticas para a sua saúde oral. Eis algumas das possíveis consequências:

 

  1. Má nutrição – Não possuindo a dentição completa, é mais complicado mastigar alguns alimentos, o que pode restringir os nutrientes a que o Paciente tem acesso;

  2. Gengivite – A alteração do posicionamento dos dentes vem dificultar uma higienização diária adequada, favorecendo a acumulação de placa bacteriana e podendo facilmente levar a inflamações na gengiva;

  3. Mordida alterada – O desalinhamento dos dentes pode alterar a oclusão;

  4. Dores de cabeça – Como resultado das alterações na mordida, podem surgir várias dores de cabeça;

  5. Perda de osso – Quanto mais tempo passar sem substituir o dente, mais osso o Paciente pode perder;

  6. Dificulta os tratamentos – Por diminuir a quantidade de osso, não substituir os dentes pode atrasar os tratamentos com próteses e implantes dentários, sendo necessário recorrer a um enxerto ósseo;

  7. Disfunção temporomandibular – Uma vez que a alteração das forças mastigatórias pode sobrecarregar a articulação entre a mandíbula e o crânio (articulação temporomandibular);

  8. Sensibilidade dentária e cáries – A erupção passiva, por expor os dentes e a sua raiz, pode causar sensibilidade dentária e originar cáries mais facilmente.

  9. Perda de outros dentes – Por fazer com que mais dentes se desprendam do osso, estes acabam por ganhar mobilidade, ficando irreparáveis. 

 

O que se deve fazer?

A mensagem é clara: se perdeu um dente, opte por substituí-lo o mais rapidamente possível. Se não o fizer, quando finalmente decidir tratá-lo, é provável que o problema já tenha tomado proporções ainda mais sérias, complicando os tratamentos clínicos.

Falta de dentes: saiba o que deve fazer.

 

Atualmente, existem várias soluções ao seu dispor que repõem os dentes em falta e lhe devolvem a saúde, a função e até a estética de um dente natural. Por isso, se tem falta de dentes, não incorra em riscos desnecessários: fale com o seu Médico Dentista, descubra a melhor opção para si e Sorria para a Vida.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em fevereiro de 2018 e revisto em abril de 2021.