Quer colocar aparelho?

  • Quer colocar aparelho?

    Conheça 7 perguntas essenciais para colocar ao seu dentista

    Antes de iniciar qualquer tratamento ortodôntico, obtenha toda a informação de que precisa

    Saúde Oral

Notícias

Está a pensar em colocar aparelho dentário para alinhar o seu Sorriso? O primeiro passo que tem de dar é, obviamente, marcar uma consulta de avaliação com um dentista vocacionado para a área clínica de Ortodontia. Nesta consulta, ser-lhe-ão feitos exames de diagnóstico e o dentista irá traçar um plano para, posteriormente, poder iniciar o tratamento mais ajustado ao seu caso.

Mas, além de todo o procedimento normal de uma primeira consulta de Ortodontia, existem ainda alguns aspetos importantes que deverá ter em atenção neste momento. Pois esta é a altura certa para colocar algumas questões ao seu dentista que terão impacto na forma como irá encarar o seu tratamento e gerir as suas expectativas. Neste artigo, saiba quais são essas 7 perguntas essenciais:

Colocar aparelho

 

1) “Fui referenciado por um dentista de outra área para vir fazer esta consulta. Preciso mesmo de aparelho?”

À partida, se foi referenciado para uma consulta de Ortodontia por um dentista, seja de que área for, é porque o seu problema não é apenas uma questão estética. Podendo ter algum problema ao nível da forma como os seus dentes encaixam - oclusão dentária - que está afetar a sua Saúde Oral como um todo. Além disso, em casos mais complexos de apinhamento dentário, a posição dos seus dentes poderá estar a impedir uma higiene oral eficaz. De tal forma que poderá ser o principal causador de problemas como cáries dentárias ou até de doenças das gengivas, como a gengivite e a periodontite.

Se está com dúvidas sobre a necessidade do seu tratamento, aproveite uma consulta com um dentista de Ortodontia para perceber melhor o seu caso.

 

2) “Quero alinhar o sorriso, mas queria fazer um tratamento discreto… a Ortodontia Invisível não é uma opção para o meu caso?”

Os alinhadores transparentes, como o sistema Invisalign, transformaram o mundo da Ortodontia nos últimos anos. Levando a que cada vez mais pessoas optem por este tipo de tratamento, devido a ser quase imperceptível. 

Quando surgiram, estes alinhadores tinham algumas limitações e não eram ajustados a todos os casos clínicos. Mas, com a evolução da tecnologia por detrás da Ortodontia Invisível, os alinhadores transparentes conseguem tratar até casos mais complexos de Ortodontia. De qualquer forma, deve sempre confiar no parecer do seu dentista para perceber se são, efetivamente, a solução mais ajustada ao seu caso específico.

 

3) “Tenho um ideia de como gostava que os meus dentes ficassem. É possível? Este plano de tratamento permite-me alcançar esses resultados?”

A Ortodontia tem como objetivo principal restabelecer a Saúde e Função do seu Sorriso. Mas a dimensão estética é também muito importante. E tem todo o direito a querer que os seus dentes fiquem bonitos. No entanto, a gestão de expectativas antes de iniciar o tratamento é fundamental. E deverá comunicar ao seu dentista de Ortodontia os seus desejos para o seu Sorriso antes de iniciar o seu tratamento ortodôntico. Dessa forma, o seu dentista irá orientar o seu plano de tratamento de forma a ir ao encontro daquilo que idealiza. Desde que, claro, isso não coloque em causa a sua Saúde Oral e geral.

 

4) “Vou precisar de arrancar algum dente para colocar aparelho?”

Embora o seu dentista procure evitar ao máximo fazê-lo, às vezes, é necessário proceder à extração de um ou mais dentes de forma a realizar um tratamento ortodôntico com sucesso. Mas essas extrações não terão implicações negativas na sua Saúde Oral, desde que a oclusão dentária seja assegurada pelo tratamento.

De qualquer forma, este é uma pergunta importante para fazer ao seu dentista para se inteirar de todos os passos que serão dados no seu tratamento. E para que possa fazer parte de todas as decisões que forem tomadas.

 

5) “O que vai mudar nos meus hábitos de higiene oral?”

Principalmente no caso dos aparelhos convencionais fixos, existem alguns cuidados específicos ao nível da higiene oral que terá de começar a ter para garantir que o seu tratamento decorre como previsto. E que não surgem problemas como cáries dentárias, algo que iria prolongar a necessidade do uso do aparelho.

Quando falar com o seu dentista, aproveite para perguntar-lhe que cuidados são esses e quais os produtos que deverá utilizar.

 

6) “Vou ter de usar uma contenção depois do tratamento? Durante quanto tempo?”

O uso de uma contenção é algo inerente após qualquer tratamento com aparelhos dentários ou com alinhadores transparentes. Como os dentistas costumam explicar, “os nossos dentes têm memória” e poderão movimentar-se após o tratamento ortodôntico no sentido de regressarem à sua posição inicial. É por isso que após o tratamento, o seu dentista vai recomendar a colocação de uma contenção.

Informe-se sobre os tipos de contenção que existem junto do seu dentista e sobre de que forma deverá utilizar a sua para garantir o sucesso do seu tratamento a longo prazo!

 

7) “Posso fazer um branqueamento dentário enquanto tiver aparelho?”

Se gostaria de alterar a cor dos seus dentes com um branqueamento dentário, coloque esta questão ao seu dentista de Ortodontia antes de iniciar os seus tratamentos. Após realizar um tratamento ortodôntico, é possível que os seus dentes estejam mais sensíveis e que essa sensibilidade seja agravada pelo branqueamento.

Fale com o seu dentista para perceber qual será a melhor altura para clarear os seus dentes, de forma a garantir o seu conforto e segurança.

Colocar aparelho OralMED

 

Se gostava de colocar aparelho dentário, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas que incluem profissionais vocacionados para a área de Ortodontia. E terá ainda acesso a meios de diagnóstico avançado de forma a obter um diagnóstico do seu caso e um plano de tratamento logo na própria consulta.