O que são diastemas?

  • O que são diastemas?

    Serão uma característica? Ou um problema?

    Perceba se um diastema é algo que deve sempre ser tratado.

    Saúde Oral

Notícias

Sabe aquele espaço entre os dentes da frente que em algumas pessoas tem tanto charme? E que, noutras tantas pessoas, destrói completamente a harmonia do Sorriso? Pois é... o "tema do diastema" não é sempre consensual. Perceba o que são diastemas e saiba em que situações deve procurar tratamento.

O que são diastemas?

 

O que são diastemas?

Um diastema é o nome dado pelos dentistas quando se verifica a existência de um espaço extra entre dois ou mais dentes. Normalmente, é mais comum encontrar diastemas entre os nossos dentes mais anteriores - os dentes que são mais visíveis quando falamos ou sorrimos - principalmente entre os incisivos. Um diastema pode formar-se por vários motivos:

  • Causas principais - Pode formar-se devido à diferença de tamanho dos nossos dentes, pela falta de um dente ou por alguma anomalia do freio labial;

  • Causas secundárias - Dentes desalinhados, problemas de oclusão e parafunções como o bruxismo ou o uso de chucha para lá dos 3 anos podem dar origem a um diastema.

 


Sabia que...? Os freios labiais são tecidos que ligam os nossos lábios às gengivas, junto aos dentes mais anteriores.


 

É sempre necessário corrigir os diastemas?

Não necessariamente. Se tem um espaço extra entre os dentes da frente, gosta do seu Sorriso e o seu dentista já confirmou que o espaço não está a provocar quaisquer problemas em boca, então não precisará de se preocupar. Pode continuar com o seu melhor Sorriso de Madonna, desde que continue a ter os seus cuidados de higiene oral e visitas semestrais ao dentista!

No entanto, para algumas pessoas um diastema pode ser um grande constrangimento. Nestes casos, existem várias opções que pode discutir com o seu dentista:

  1. Marque uma consulta de avaliação para Ortodontia e perceba se usar um aparelho dentário é a solução que procurava;

  2. Informe-se sobre facetas dentárias e lentes de contacto, os tratamentos mais procurados pela sua componente estética;

  3. Se os seus dentes estiverem muito estragados, avalie as opções de Implantologia. Hoje em dia existem soluções para mais de 99% dos casos.

Diastemas: se for um constrangimento, não evite tratar-se.

 

Marque uma consulta de avaliação.

Se não gosta do seu Sorriso, seja devido a um diastema, seja por qualquer outro problema que lhe provoque constrangimentos, saiba que existem formas de ultrapassar esse obstáculo.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Avalie o seu caso junto de equipas médicas multidisciplinares e descubra como pode voltar a Sorrir para a Vida com toda a confiança e segurança.