Boca seca e o uso de máscara

  • Boca seca e o uso de máscara

    As consequências indiretas da pandemia

    Devido à evolução dos casos de COVID-19, a importância da máscara voltou a ser reforçada. Podendo conduzir à alteração de alguns hábitos, e, consequentemente, a alguns impactos negativos na nossa Saúde Oral. Saiba como evitá-los.

    Saúde Oral

Notícias

O uso de máscara é algo que já faz parte do quotidiano da maioria dos portugueses. E a sua importância voltou a ser reforçada, com o novo aumento dos casos de COVID-19. Mas se é certo que a máscara nos protege, a nós e aos outros, em espaços fechados ou em locais onde não é possível manter o distanciamento de segurança, também é verdade que acarreta algum desconforto. Como a sensação de boca seca. Algo que pode ser combatido com alguns cuidados, sem ter de abdicar da sua segurança e dos que estão próximos de si.

A sensação de boca seca é também chamada de xerostomia.

 

De que forma é que a sensação de boca seca se relaciona com a pandemia?

Antes de mais, é necessário esclarecer que não é o facto de cobrir a boca com máscara que provoca a sensação de boca seca. A máscara de proteção deverá continuar a ser utilizada de acordo com todas as recomendações divulgadas pelas entidades oficiais. O problema que se coloca é apenas um, e é muito simples:

  • Quando usamos a máscara, principalmente quando a usamos durante períodos prolongados, temos tendência a não retirá-la para, por exemplo, beber água com a devida frequência. 

Isto faz com que fiquemos desidratados mais facilmente. E, consequentemente, com que ocorra uma diminuição na produção de saliva, conduzindo à secura da mucosa oral. Uma vez que a saliva é um poderoso anti-séptico natural dos nossos dentes e gengivas, ter a boca seca pode levar a vários problemas de Saúde Oral, como o desenvolvimento de cáries dentárias ou de doenças nas gengivas.

 


Sabia que...? A xerostomia é o termo médico que se usa para descrever a sensação de boca seca. Para além da desidratação, a xerostomia é um problema que pode ter várias causas.


 

Então, usar máscara provoca problemas de Saúde Oral?

Não. O que leva a problemas de Saúde Oral é o facto de deixarmos de ter alguns hábitos ou práticas saudáveis, seja porque nos esquecemos de retirar a máscara para o fazer, seja pelo transtorno que isso possa provocar. A máscara em si não acarreta riscos para a Saúde Oral. Apenas a forma como a usamos determina isso.

 

O que podemos fazer para evitar as consequências negativas?

Existem algumas práticas para as quais devemos estar mais conscientes para que a pandemia não afete também o nosso Sorriso:

  • Agende lembretes ao longo do dia para beber água com mais frequência;
  • Ingira mais alimentos húmidos, como frutas, vegetais ou sopas;
  • Se usa máscaras de tecido, lave-as sempre que se encontrem húmidas ou estejam visivelmente sujas;
  • Continue a lavar os dentes entre 2 a 3 vezes por dia, após as principais refeições e antes de deitar;
  • Não abdique de visitar o seu Médico Dentista, seja para fazer a avaliação de rotina que ainda não fez este ano, seja para tratar algum problema que possa ter surgido;
  • Para sua segurança, higienize sempre as mãos antes de manusear ou tocar na máscara.

Tome alguns cuidados e evite o problema da boca seca.

 

Como vimos, o uso de máscara em si não irá provocar boca seca ou problemas de Saúde Oral. No que toca ao problema da boca seca, ou xerostomia, a causa encontra-se em alguns hábitos que deixamos de ter para evitar tirar e colocar a máscara com frequência. No entanto, existem práticas que são fundamentais e que não poderão mesmo ficar esquecidas nesta altura. Proteja-se a si e aos outros. E não descure a sua Saúde Oral.