Hábitos que estragam dentes.

  • Hábitos que estragam dentes.

    13 comportamentos que tem mesmo de evitar.

    No nosso dia-a-dia, é frequente adotarmos vários comportamentos que se podem revelar extremamente prejudiciais para a nossa Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Muitas vezes, os dentes estragados são consequência de vários comportamentos que temos diariamente sem pensar nas suas consequências. Se quiser maximizar a qualidade dos seus dentes e gengivas, tenha em atenção os seguintes hábitos:

dentes estragados

 

  1. Mastigar cubos de gelo – Embora muitas pessoas acreditem que mastigar cubos de gelo é bom para os dentes, a verdade é que fazê-lo pode desgastar seriamente o esmalte, causar fissuras bastante dolorosas ou até partir os dentes.

  2. Frutas desidratadas – As frutas desidratadas têm sido uma opção muito procurada para lanches saudáveis. No entanto, estes alimentos são tipicamente ácidos e pegajosos, podendo aderir aos dentes e permanecer na sua superfície durante mais tempo do que o habitual. Para evitar problemas, experimente enxaguar a boca depois consumir estas frutas, lavando bem os dentes, com a escova e o fio dentário.

  3. Consumo excessivo de citrinos – Quando utilizados em excesso, frutos e sumos à base de citrinos podem causar e/ou irritar aftas e causar erosão no esmalte, enfraquecendo os dentes.

  4. Café e chá – Para além de serem frequentemente consumidas com açúcar, estas bebidas também podem deixar a boca mais seca (um ambiente mais propício para o aparecimento de cáries) e manchar os dentes. Para reduzir os danos, evite adicionar açúcar e ingira bastante água.

  5. Má escovagem – Muitas pessoas optam por uma escova dura e acabam por esfregar os dentes com demasiada força (em vez de escová-los), aumentando a sua sensibilidade e irritando as gengivas. Para além disso, escovar os dentes mais do que 2/3 vezes por dia é excessivo e também poderá contribuir para desgastar os seus dentes.

  6. Piercings na língua ou nos lábios – Ainda que muitas pessoas optem por colocar piercings na boca, estes podem originar dentes partidos, danos nas gengivas e aumentar o risco de contrair infeções. Aconselhe-se com o seu médico para saber como evitar estes problemas.

  7. Usar os dentes como utensílio – Este é um hábito muito presente no dia-a-dia de algumas pessoas. Seja para abrir garrafas ou embalagens, são muitos os Pacientes que recorrem aos seus dentes como se de ferramentas se tratassem. Contudo, ao fazê-lo poderá partir os dentes, ferir a mandíbula ou até engolir algo acidentalmente. Utilize os instrumentos adequados.

  8. Doces duros – Para além da quantidade de açúcar presente nos doces, os produtos mais rijos podem mesmo gerar fissuras ou fraturas nos dentes.

  9. Refrigerantes – As enormes quantidades de açúcar e os ácidos associados a estas bebidas podem atacar seriamente o esmalte dentário. Além disso, as bebidas com cafeína podem reduzir significativamente a quantidade de saliva na boca.

  10. Roer as unhas – O hábito de roer as unhas, repletas de bactérias, pode gerar infeções na boca e no sistema digestivo.

  11. Comer constantemente – Comer várias vezes ao dia, sobretudo alimentos açucarados, contribui para que mais restos de alimentos se acumulem nos seus dentes, aumentando o risco de contrair cáries.

  12. Morder lápis – Embora seja uma prática comum nos estudantes, fazê-lo pode causar fissuras ou até fraturas nos dentes. 

  13. Fumar – Existem várias consequências negativas para a sua saúde oral que advêm do ato de fumar, tais como manchas na superfície dentária, queda dos dentes por doenças nas gengivas ou até cancro da boca (lábio e língua).

 

Como evitar vir a ter dentes estragados?

Se costuma adotar algum destes comportamentos com frequência, faça um compromisso consigo mesmo e evite fazê-lo de hoje em diante. Os maus hábitos podem ser corrigidos e representam passos importantes para a manutenção de uma boa saúde oral e de um sorriso para a Vida.

dentes estragados

 

Se já não visita o dentista há muito tempo, marque uma consulta de avaliação completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Recupere a sua Saúde Oral num ambiente clínico totalmente preparado para o receber com toda a segurança.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em maio de 2018 e revisto em fevereiro de 2021.