Como cuidar dos dentes no verão: 10 hábitos a evitar

  • Como cuidar dos dentes no verão: 10 hábitos a evitar

    Saiba que comportamentos deve evitar durante a estação mais quente do ano.

    Conheça os conselhos do Dr. Filipe Fernandes, do Instituto OralMED.

    Saúde Oral

Notícias

Como cuidar dos dentes no verão: 10 hábitos a evitar

Como cuidar dos dentes no dia-a-dia? Talvez esta seja uma das perguntas mais colocadas pelos Pacientes durante todo o ano. E o Verão não é exceção.

Para eliminar as dúvidas e os comportamentos de risco, estivemos à conversa com o Dr. Filipe Fernandes, Médico Dentista no Instituto OralMED. E descobrimos 10 dicas fundamentais para garantir uma boa Saúde Oral na estação mais quente do ano. Ora veja.

Como cuidar dos dentes no verão
Dr. Filipe Fernandes durante uma consulta, no Instituto OralMED.

Sugestão: Veja aqui 10 conselhos para criar bons hábitos de Saúde Oral nos mais pequenos.


Como cuidar dos dentes no verão | 10 hábitos que deve evitar


1. Mastigar cubos de gelo - É uma prática comum. Mas poderá acabar mal. Quando mastiga gelo, apesar de se refrescar, estará a aumentar a probabilidade de partir um ou mais dentes. Além disso, devido ao frio, o gelo pode agravar a sensibilidade dentária.

2. Comer gelados - O problema dos gelados é que têm muito açúcar. O que provoca o aumento da quantidade de bactérias em boca. E favorece o aparecimento de cáries. Se não se nega a um bom gelado, saiba como cuidar dos dentes e reforce os seus cuidados de higiene oral.

3. Consumir citrinos - Não há contra indicações associadas ao consumo em si de frutos como laranjas ou limões. No entanto, por serem ácidos, se forem consumidos em demasia irão alterar o pH da nossa boca. O que favorecerá a proliferação de bactérias.


4. Comer frutas desidratadas - São um snack prático para a praia e muito saboroso. Mas os alimentos desidratados fazem com que fique com a boca seca. Resultando no ambiente ideal para as bactérias se desenvolverem. Se comer frutas desidratadas, beba mais água.

5. Beber café - Não se preocupe. Pode continuar a beber café. O perigo está na adição de açúcares. Se for guloso, tenha cuidado. E não se esqueça que esta bebida contém ácidos, taninos e cromogéneos. E que o seu consumo excessivo leva ao escurecimento dos dentes.

6. Má escovagem - Não, a má escovagem não é prejudicial só no Verão. Mas nesta época, com o aumento das atividades ao ar livre, é mais comum as pessoas descuidarem a sua higiene oral. Não se esqueça de fazer sempre a escovagem 3 vezes por dia, durante 3 minutos. 


Sugestão: Veja aqui o nosso artigo que explica como escovar os dentes em 5 passos.


7. Usar dentes como utensílio - Já todos vimos este “truque” em algum momento. Abrir uma carica com os dentes parece impressionante. Mas pode levar situações desastrosas. E o desgaste dos dentes resultará na sua fratura. Não corra riscos! Cuide de si e do seu Sorriso.


8. Beber Refrigerantes - Os refrigerantes fazem as delícias de muita gente. Mas são, na sua maioria, bebidas altamente açucaradas. Coma e beba o que gosta, mas com conta, peso e medida. E não se esqueça de fazer uma boa escovagem dos seus dentes.

9. Consumir bebidas alcoólicas - Com o calor, sabe bem ir a uma esplanada e tomar uma cerveja fresca. Mas atenção aos exageros. Estas bebidas são também ricas em açúcares. Além disso, contribuem para a desidratação do organismo. E uma boca mais seca é um meio propício às bactérias.


10. Palitar os dentes - Na praia é difícil ter condições para fazer uma higiene oral adequada. E muitas vezes recorre-se a um palito, o que pode comprometer a Saúde Oral. As gengivas podem inflamar dando início a uma gengivite. Em vez dos palitos, saiba como cuidar dos dentes em segurança e utilize o uso fio dentário consigo.
 


Sugestão: Aproveite para consultar aqui o nosso artigo "Fio dentário: saiba como usar, passo a passo".



Consulte o seu Médico Dentista regularmente

Se seguir estas dicas sobre como cuidar dos dentes, estará mais próximo de ter uma Saúde Oral perfeita durante o Verão. Mas não se preocupe. Não precisa de acabar definitivamente com todos estes comportamentos para manter a sua Saúde Oral.
 

“Podemos comer gelados, podemos beber uma cerveja, podemos beber refrigerantes, desde que tomemos as precauções devidas, como reforçar a nossa higiene oral” - Dr. Filipe Fernandes 


Siga as indicações do Dr. Filipe Fernandes, e não se esqueça de visitar regularmente o seu Médico Dentista. Essa é a única forma de atuar preventivamente, eliminar problemas desnecessários e fazer o melhor por si e pela sua Saúde.