CAD/CAM na Medicina Dentária: o que é e como funciona?

  • CAD/CAM na Medicina Dentária: o que é e como funciona?

    Saiba mais sobre este sistema que tem facilitado a obtenção de próteses de qualidade.

    A tecnologia CAD/CAM permite a construção de peças protéticas de forma mais simples e económica que o método tradicional, produzindo materiais completamente adaptados à situação de cada cliente.

    Prótese Estética

Notícias

CAD/CAM na Medicina Dentária: o que é e como funciona?

O processo laboratorial subjacente à criação de próteses dentárias é um dos mais complexos da Medicina Dentária, envolvendo um trabalho rigoroso, com materiais que apresentam diferentes propriedades. Para além disso, esta é uma área com uma exigência bastante elevada, uma vez que a qualidade das próteses influencia decisivamente a adaptação do Paciente, bem como o restabelecimento da estética e da função dos seus dentes. De entre as várias inovações que, ao longo dos anos, têm procurado simplificar este procedimento, está uma já há muito presente no campo da engenharia: a tecnologia CAD/CAM.
 

O que é?


A tecnologia CAD/CAM é um sistema computorizado utilizado desde os anos setenta e bastante sofisticado que facilita o processo de criação de próteses de qualidade e altamente adaptadas a cada Paciente.

"Facilita o processo de criação de próteses de qualidade e altamente adaptadas a cada Paciente"

Como o próprio nome indica, este software encontra-se dividido em duas componentes: a CAD (Computer-Aided Design), que significa «desenho assistido por computador» e a CAM (Computer-Aided Manufacturing), que se refere ao processo de fabrico das próteses, assistido por uma máquina. 
Recorrendo a este método, os profissionais de Medicina Dentária são capazes de construir coroas de cerâmica e outras peças protéticas, de forma mais simples, rápida e assertiva.
 

Como funciona?


Na primeira fase (CAD), é feita a digitalização dos dentes (diretamente ou a partir de um molde de gesso), através de uma câmara especial que os transforma em ficheiros disponíveis para tratamento no computador. De seguida, as imagens são utilizadas por um programa e é criado um modelo virtual onde são desenhadas as restaurações e preenchidos os espaços em falta.

Por sua vez, a segunda fase (CAM) é, de um modo simples, a transformação da imagem virtual produzida pelo software CAD num material tangível. Através de cortes automáticos e de alta precisão, realizados na matéria-prima escolhida, os computadores fabricam, então, o resultado final, que é feito à medida de cada paciente.

CAD/CAM na Medicina Dentária: o que é e como funciona?

A tecnologia CAD/CAM é um sistema capaz de produzir várias soluções protéticas de elevada qualidade, podendo simplificar o processo aos médicos dentistas e poupar recursos preciosos. No entanto, é igualmente importante monitorizar todos os procedimentos com cuidado e controlar a qualidade em todas as fases. Deste modo, a técnica deve ser aplicada procurando evitar erros na digitalização, no trabalho realizado no computador, na escolha dos materiais e na finalização do trabalho no laboratório, para garantir que o resultado final é o desejado.