A Placa Bacteriana...

  • A Placa Bacteriana...

    ...trocada por miúdos.

    Junte a família num momento lúdico e de aprendizagem.

    Saúde Oral

Notícias

A placa bacteriana acumulada sobre os dentes e gengivas é um dos principais fatores causadores de problemas de Saúde Oral. No entanto, é um fator que conseguimos gerir e eliminar das nossas vidas com apenas alguns cuidados. Basta manter bons hábitos de higiene oral e evitar o consumo excessivo de bebidas ou alimentos ricos em açúcar.

Para os adultos, estes conceitos são relativamente simples de entender. Mas, e para as crianças? Como podemos ajudá-las a perceber como se forma a placa bacteriana? E a compreender a importância das rotinas diárias de higiene oral? 

Através de experiências como a que encontrará no final deste artigo.

O que é a placa bacteriana?

 

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma camada macia, esbranquiçada ou amarelada, composta por bactérias e produtos da atividades das bactérias na nossa boca. Estas bactérias estão presentes nos nossos, dentes, gengivas, língua, céu da boca, interior das bochechas e garganta. Ou seja, estão um pouco por todo o lado. Sendo por isso tão importante fazer uma higiene oral diária abrangente, que inclua o uso do fio dentário e de um elixir oral.

Diariamente, convivemos com aproximadamente 700 tipos de bactérias diferentes na nossa boca. E, apesar de nem todas serem nocivas, sendo até importantes para a Saúde do nosso organismo, a verdade é que muitas delas estão na origem da placa bacteriana.

Como podemos explicar a placa bacteriana às crianças?

 

Como podemos explicar às crianças a importância do fio dentário no combate à placa bacteriana?

Usando uma linguagem divertida, interativa e visual. Na plataforma OralMED Kids, poderá encontrar uma experiência muito simples que poderá reproduzir em casa, em família: “O Ataque da Placa Bacteriana”

Com a ajuda da mascote OralMED, o Dr. Castor, e usando apenas alguns produtos que temos habitualmente nas nossas cozinhas, os mais pequenos ficarão a entender o que acontece às bactérias que existem na nossa boca quando são expostas ao açúcar.

No final da experiência, encontrarão a explicação, escrita em linguagem muito simples, sobre a reação das bactérias ao açúcar, a formação da perigosa placa bacteriana e a importância da higiene oral no combate a um dos maiores inimigos do nosso Sorriso.

Desta forma, conseguirá começar a introduzir temas complexos de Saúde Oral nas vidas dos mais pequenos. De uma forma lúdica e descomplicada!

Se os seus filhos nunca visitaram um dentista, ou se já não vão a uma consulta há muito tempo, procure agendar uma visita brevemente.

Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Poderá contar com a ajuda de equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparados para atender Pacientes de todas as idades. Terá ainda à sua disposição meios de diagnóstico avançados, para que fique a conhecer o estado da Saúde Oral da sua família, logo na primeira consulta.

Artigo publicado pela primeira vez em janeiro de 2021 e revisto em janeiro de 2022.