Invisalign: adeus "Sorriso metálico"

  • Invisalign: adeus "Sorriso metálico"

    O que é? Onde encontrar? Quanto custa?

    Descubra tudo o que precisa de saber antes de optar por tratar-se com Invisalign.

    Saúde Oral

Notícias

Ter um “sorriso metálico” pode ser um constrangimento para muitas pessoas que pretendem alinhar o Sorriso. Principalmente, por motivos sociais e profissionais. Mas, hoje em dia, já existem outras soluções, bastante mais discretas. Fique por dentro de todos os detalhes sobre os alinhadores Invisalign.

 

O que é o Invisalign?

O Invisalign é um sistema de Ortodontialíder mundialmente, composto por alinhadores transparentes. É uma solução praticamente invisível que nos permite corrigir o problemas de apinhamento dos dentes e/ou de oclusão dentária. Por ser um tratamento ortodôntico muito discreto, é muitas vezes a solução de preferência de figuras públicas e de pessoas para quem não é conveniente a utilização de aparelhos convencionais.

 

“O software que acompanha este tratamento permite que os Pacientes antevejam o resultado final antes de sequer colocar os alinhadores.”

Mariana Bossy depois do seu tratamento Invisalign
A youtuber e influencer Mariana Bossy escolheu harmonizar o Sorriso com Invisalign nas clínicas OralMED Medicina Dentária.

 

Como funcionam estes alinhadores?

Através de um planeamento digital rigoroso, feito com a ajuda de um software específico, e dos moldes ou scans intra-orais recolhidos, é desenvolvido um plano de tratamento. Serão produzidos vários alinhadores transparentes, que o Paciente deverá usar 22 horas por dia. A troca dos alinhadores Invisalign será feita a cada uma ou duas semanas, dependendo do caso. E a duração do tratamento e o número de alinhadores necessários também irá variar de acordo com as necessidades de cada Paciente. O objetivo dos alinhadores Invisalign é provocar mobilidade nos dentes que estão desalinhados até conseguirmos alcançar a harmonia estética do Sorriso e conseguirmos uma oclusão e uma mastigação adequadas.

 

Alinhadores inteligentes

Os alinhadores Invisalign são feitos de SmartTrack. Este material permite ao Médico Dentista ter um maior controlo sobre os tratamentos.

O que é o Invisalign?
A influencer Joana Vaz também escolheu alinhar o Sorriso com estes alinhadores nas clínicas OralMED.

 

 

É uma solução para todos os casos de Ortodontia? E é para todas as idades?

Hoje em dia, pode-se considerar que sim. Com a evolução da tecnologia que envolve estes alinhadores, já podemos considerar que o sistema Invisalign pode tratar virtualmente todo o tipo de casos de Ortodontia. 

Além disso, inicialmente, este tipo de tratamentos destinava-se apenas a adultos e jovens adultos. Mas, com a evolução dos alinhadores, o Invisalign começou a ser uma solução cada vez mais abrangente e ajustada até para crianças. Tornando-se cada vez mais na marca de eleição de muitos pais.

 

Goteira de contensão vs. Invisalign

Apesar de terem um aspeto semelhante, as goteiras de contenção não são alinhadores. Apenas mantêm os dentes na posição correta após um tratamento de Ortodontia. Os alinhadores Invisalign, por outro lado, têm como objetivo mover os dentes, exercendo outro tipo de forças.

 

Como se faz a manutenção dos alinhadores Invisalign?

Em clínica

São feitas consultas de revisão. O dentista responsável irá verificar se está tudo de acordo com o previsto e se o Paciente está a usar os alinhadores corretamente. O dentista irá ainda entregar os alinhadores para as próximas semanas. Conforme a disponibilidade do Paciente e existindo uma boa articulação com o seu dentista, as consultas de revisão poderão acontecer mais ou menos espaçadas, sendo que o número de alinhadores entregues em cada consulta poderão variar de acordo com o combinado com o profissional de Saúde Oral responsável pelo seu caso.

Em casa

O Paciente deverá usar os alinhadores 22 horas por dia. Apenas deverá retirá-los para fazer as refeições. A seguir a comer, antes de voltar a colocar os alinhadores, deve sempre lavar os dentes. Tendo o cuidado de utilizar o fio dentário, a escova e pasta de dentes e o elixir oral. Para além dos cuidados de higiene oral e do período ideal de utilização do Invisalign, o Paciente apenas terá de preocupar-se com, semanalmente ou quinzenalmente, trocar os alinhadores, conforme indicação do dentista.

 

Onde podemos encontrar alinhadores Invisalign?

Por serem a última tendência da Ortodontia, sendo considerados os "aparelhos da moda" recomendados por influenciadores de todo o mundo, as clínicas de Medicina Dentária portuguesas começaram recentemente a aumentar a sua oferta de tratamentos com estes alinhadores. Mas, embora possam ser utilizados por qualquer dentista, a verdade é que apenas os dentistas certificados obtêm formação especializada da marca Invisalign e estão munidos com o conhecimento de todas as especificidades deste sistema de Ortodontia.

No caso das clínicas OralMED, saiba que todas as unidades clínicas foram devidamente certificadas por profissionais Invisalign, sendo que encontrará dentistas com a formação necessária para realizar o seu tratamento na clínica mais próxima de si.

Consulte todas as localizações das clínicas OralMED Medicina Dentária aqui.

 

Quanto custa um tratamento Invisalign?

Estes alinhadores, de facto, transformaram a forma como as pessoas olham para a Ortodontia. Mas, naturalmente, apesar de todos os benefícios que estes tratamentos apresentam, avaliar o preço do Invisalign é também uma questão muito importante.

A verdade é que os custos irão variar conforme as necessidades de cada Paciente. Apenas em clínica é possível avaliar o número de alinhadores que serão necessários para concluir o tratamento com sucesso. Existindo vários planos previstos pela própria marca Invisalign que estão direcionados para diferentes tipos de casos clínicos.

Além disso, será ainda necessário avaliar o estado da Saúde Oral do Paciente como um todo. Problemas como a gengivite e a periodontite, por exemplo, têm de ser previamente tratados pois afetam a Saúde da gengivas e dos ossos onde estão fixos os nossos dentes. Podendo provocar mobilidade dentária e atrasar ou impossibilitar o tratamento ortodôntico. 

No entanto, para que todos os Pacientes possam tomar decisões informadas, nas clínicas OralMED Medicina Dentária poderá realizar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. E ficar a saber todos os detalhes sobre o plano de tratamento com Invisalign mais adequado ao seu caso.

Invisalign - aparelho impercepitivel
Os alinhadores Invisalign ficam praticamente imperceptíveis nos dentes.

 

 

Quais são as vantagens do Invisalign?

Existem várias vantagens que conseguimos identificar quando comparamos este sistema com aparelhos convencionais: 

  • A higienização oral torna-se mais fácil, uma vez que podemos remover o alinhador para lavar os dentes;

  • O facto de ser praticamente invisível faz com que as pessoas se sintam menos constrangidas e mais confiantes;

  • O Médico Dentista consegue provocar movimentos mais pequenos na dentição e controlar a velocidade desses movimentos;

  • O software do tratamento Invisalign permite que os Pacientes antevejam o resultado final antes de sequer colocar os alinhadores;

  • As consultas de manutenção são mais rápidas e podem ser agendadas de forma mais flexível, o que oferece mais liberdade aos Pacientes.

 


Invisalign na OralMED: o testemunho do João Montez:

Invisalign: marque uma consulta de avaliação.
"Não podia estar mais satisfeito! [...] A escolha de um aparelho convencional foi algo que coloquei logo de parte. Tinha de escolher algo que não se notasse mesmo. E o Invisalign era a resposta certa."

 

Se gostava de alinhar o seu Sorriso mas não se imagina com um "Sorriso metálico", não desespere nem desista do seu sonho! A Ortodontia invisível é real. E o Invisalign é um sistema em que pode confiar.

Marque uma consulta de avaliação numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem de norte a sul do país, sem qualquer compromisso. Esclareça todas as suas dúvidas junto de equipas médicas multidisciplinares que incluem dentistas certificados em Invisalign. E consiga o Sorriso com que sempre sonhou.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em abril 2021 e revisto em fevereiro de 2022.