Invisalign: o aparelho do momento

  • Invisalign: o aparelho do momento

    Descubra o sistema mais conhecido da Ortodontia invisível

    Falámos com a Dra. Eva Duarte e ficámos a saber tudo sobre os alinhadores Invisalign

    Saúde Oral

Notícias

Adeus, "Sorriso Metálico"

Ter um “sorriso metálico” sempre foi um constrangimento para muitos Pacientes que pretendem alinhar os dentes. Principalmente por motivos sociais e profissionais. Mas hoje em dia, já existem outras soluções, bastante mais discretas. Falámos com a Dra. Eva Duarte e ficámos a saber tudo sobre os alinhadores Invisalign.

O que é o Invisalign?

O Invisalign é um sistema de Ortodontia. É uma solução praticamente invisível que nos permite corrigir a posição dos dentes. Já é algo muito conhecido mundialmente, sendo muitas vezes a solução de preferência de figuras públicas e de pessoas para quem não é conveniente a utilização de aparelhos convencionais.

“O software que acompanha este tratamento permite que os Pacientes antevejam o resultado final antes de sequer colocar os alinhadores.”

Como funciona?

Através de um planeamento digital, feito com a ajuda de um software específico, e dos moldes recolhidos, é desenvolvido um plano de tratamento. Serão produzidos vários alinhadores transparentes, que o Paciente deverá usar 22 horas por dia. A troca dos alinhadores será feita a cada uma ou duas semanas, dependendo do caso. E a duração do tratamento e o número de alinhadores necessários também irá variar. O objetivo é provocar a mobilidade nos dentes que estão desalinhados até conseguirmos alcançar a estética do sorriso e conseguirmos uma oclusão e uma mastigação adequadas.

Alinhadores inteligentes

Os alinhadores Invisalign são feitos de SmartTrack. Este material permite ao Médico Dentista ter um maior controlo sobre os tratamentos.

Invisalign - Dra. Eva Duarte
Dra. Eva Duarte, Médica Dentista nas clínicas OralMED Medicina Dentária
 

É uma solução para todos?

Sim. Com a evolução da tecnologia que envolve estes alinhadores, hoje em dia já podemos considerar que o sistema Invisalign pode tratar virtualmente todo o tipo de casos de Ortodontia. Além disso, atualmente, já existe este sistema adaptado às crianças, o que os torna mais versáteis.

Goteira de contensão vs. Invisalign

Apesar de serem muito semelhantes, as goteiras de contenção não são alinhadores. Apenas irão para manter os dentes na posição correta após um tratamento de Ortodontia. Os alinhadores, por outro lado, têm como objetivo mover os dentes, exercendo outro tipo de forças.

 

Cuidados a ter com os alinhadores invisíveis 

Em clínica

São feitas consultas de revisão. O Médico Dentista irá verificar se está tudo de acordo com o previsto e se o Paciente está a usar os alinhadores corretamente. Irá também entregar ao Paciente os alinhadores para as próximas semanas.

Em casa

O Paciente deverá usar os alinhadores 22 horas por dia. Apenas deverá retirá-los para fazer as refeições. A seguir a comer, deve lavar logo os dentes e colocar novamente o aparelho. Semanalmente ou quinzenalmente, deverá trocar de alinhador, conforme indicação do dentista.

Invisalign - aparelho impercepitivel
Os alinhadores Invisalign ficam praticamente imperceptíveis nos dentes.
 

Quais são as vantagens deste sistema?

Existem várias vantagens que conseguimos identificar quando comparamos este sistema com aparelhos convencionais: 

  • A higienização oral torna-se mais fácil, uma vez que podemos remover o alinhador para lavar os dentes;
  • O facto de ser praticamente invisível, faz com que as pessoas se sintam menos constrangidas e mais confiantes;
  • O Médico Dentista consegue provocar movimentos mais pequenos na dentição e controlar a velocidade desses movimentos;
  • O software do tratamento permite que os Pacientes antevejam o resultado final antes de sequer colocar os alinhadores;
  • As consultas de manutenção são mais rápidas e podem ser agendadas de forma mais flexível, o que oferece mais liberdade aos Pacientes.

Independentemente das vantagens apresentadas, a escolha do tratamento de Ortodontia deve ser sempre feita com o seu Médico Dentista. Oiça as suas recomendações e consiga a solução mais vantajosa para o seu caso.