Bruxismo: como são as goteiras de tratamento?

  • Bruxismo: como são as goteiras de tratamento?

    Será que são diferentes de outras goteiras?

    Entenda porque deve consultar um dentista em vez de comprar uma solução corrente

    Saúde Oral

Notícias

O bruxismo é uma condição em que, de forma não intencional, rangemos muito ou cerramos os dentes. É um problema muito comum. Mas, infelizmente, também é um problema devastador para muitas pessoas. Levando ao desgaste dos dentes, dores de cabeça, desconforto na mandíbula, entre outras situações profundamente desconfortáveis.  Felizmente, hoje existem formas de tratar ou controlar o bruxismo. Sendo um dos métodos mais utilizados o uso de uma goteira dentária. Mas será que as goteiras de bruxismo são diferentes de outras goteiras? 

Neste artigo, conheça diferentes tipos de goteiras dentárias:

 

Goteiras de bruxismo

Goteira para bruxismo

 

As goteiras de bruxismo são especialmente desenhadas para pacientes que rangem ou apertam excessivamente os dentes.

  • São feitas de materiais flexíveis e resistentes, como o silicone, e são adaptadas à boca do paciente.

  • A principal função das goteiras de bruxismo é atuar como uma barreira protetora entre os dentes superiores e inferiores, evitando o desgaste excessivo e distribuindo a pressão exercida durante o bruxismo.

  • Estas goteiras são confortáveis e podem ajudar os pacientes a relaxar, permitindo ainda evitar muitas consequências desta condição.

 

Goteiras para tratamentos ortodônticos

Goteira para tratamentos ortondonticos

 

As goteiras utilizadas em tratamentos ortodônticos têm o objetivo de auxiliar na mobilidade dos dentes desalinhados, guiando-os para posição correta. São também conhecidas como alinhadores, ou aparelhos invisíveis.

  • Estas goteiras são feitas de materiais transparentes, como o acetato de polivinila (APV) ou o poliéster.

  • Cada goteira é produzida para ser usada em fases específicas do tratamento, promovendo a progressão gradual do alinhamento dos dentes.

  • Essas goteiras são substituídas periodicamente conforme a evolução do tratamento.

 

Goteiras para branqueamentos dentários

Goteiras para branqueamentos dentarios

 

As goteiras utilizadas para branqueamentos dentários são moldadas de acordo com a arcada dentária do paciente. E são feitas de materiais flexíveis e translúcidos.

  • Estas goteiras servem para colocar o gel branqueador e devem ser usadas durante o período indicado pelo seu dentista, ou de acordo com as instruções do kit de branqueamento.

  • A sua função é garantir que o gel branqueador entre em contato com os dentes de forma uniforme, promovendo um branqueamento eficaz.

  • São ainda fundamentais para evitar que o gel entre em contacto com os tecidos moles da boca ou que seja engolido pelos pacientes.

 

Dentista OralMED trata paciente em cadeira do dentista

 

Independentemente do seu objetivo, o mais importante é falar com o seu médico dentista antes de adquirir qualquer goteira ou contenção. Isto porque existem diversos tipos de produtos disponíveis em farmácias e outras superfícies comerciais. E deve assegurar que utiliza a mais adequada ao seu caso. Assegurando a eficácia dos tratamentos que pretende realizar. E evitando consequências negativas para a sua Saúde Oral e geral.

Além disso, as consultas de revisão são fundamentais para realizar os ajustes necessários ao longo do tempo e permitir que obtenha os resultados que ambiciona.