Dor de dentes latejante

  • Dor de dentes latejante

    O que poderá significar?

    Conheça as seis causas mais comuns do problema

    Saúde Oral

Notícias

Tem uma dor de dentes latejante que está a afetar o seu dia a dia? Conheça as seis causas mais comuns do problema. E visite o seu dentista quanto antes.

 

Dor de dentes latejante: causas mais comuns

Uma dor de dentes latejante não é presságio de algo positivo. Antes pelo contrário. E é motivo para procurar ajuda profissional.

No entanto, ainda que não seja possível diagnosticarmos a nossa própria dor de dentes com base apenas nos nossos sintomas, existem algumas causas comuns que podem estar na origem do problema. 

Dor de dentes latejante: causas mais comuns

 

1) Primeiros dias com aparelho dentário

Os primeiros dias com aparelho dentário são sempre um período de adaptação para o Paciente. Sejam aparelhos convencionais, seja com o sistema invisalign, os tratamentos de ortodontia provocam o movimento da dentição, exercendo pressão sobre os dentes.

Esta pressão poderá provocar algumas dores latejantes nos primeiros dias do tratamento. Uma dor que pode ser controlada com ajuda de anti-inflamatórios não sujeitos a receita médica.

Se está a fazer um tratamento ortodôntico e tem uma dor de dentes latejante e persistente, fale com o dentista responsável pelo seu caso para avaliar se está tudo bem.

 

2) Cáries dentárias

Uma dor de dentes latejante pode também ser sinal de uma cárie avançada. E, se for o caso, só poderá mesmo ser tratada no gabinete do dentista.

Lembre-se que as cáries dentárias não são sempre visíveis ao espelho, sendo necessário recorrer a meios de diagnóstico de Medicina Dentária para identificar corretamente o problema.

Se souber que tem uma cárie e a dor passar ao fim de alguns dias, não poderá adiar o tratamento, de qualquer forma. O organismo procura sempre formas de aliviar a dor, acabando eventualmente por mascará-la. Mas isso não significa que o problema esteja curado. Fazendo com que a cárie se agrave e evolua para doenças muito mais graves e difíceis de tratar.

 

3) Abcessos dentários

Os abcessos dentários podem resultar de uma cárie não tratada. E são dos problemas de Saúde Oral mais dolorosos. Podendo provocar uma dor de dentes latejante na região onde se encontram.

Normalmente, os abcessos vêm ainda acompanhados de outros sintomas como o inchaço visível da face, febre e calafrios e problemas gastrointestinais. Mas nem sempre isto acontece, o que dificulta a identificação do problema sem ajuda especializada.

Se desconfia que pode ter um abcesso dentário, procure ajuda rapidamente.

Uma dor de dentes latejante nunca pode ser ignorada.

 

4) Lesões na face e no crânio

Traumas provocados por acidentes ou mesmo alguns tratamentos, podem provocar lesões dentárias que nem sempre são visíveis a olho nu.

Por exemplo, partir um dente abaixo da linha da gengiva é mais comum do que pensa com a prática de alguns desportos. E esta lesão pode gerar sintomas muito desconfortáveis, como uma dor de dentes latejante.

Quando não tratadas, estas lesões conduzem a infeções que podem espalhar-se a todo o organismo.

 

5) Sinusite e rinite alérgica

Pode parecer estranho, mas problemas de sinusite e rinite alérgica podem mesmo provocar uma dor de dentes latejante.

Isto porque os seios nasais estão muito próximos das raízes e terminações nervosas dos nossos dentes superiores.

Durante as crises, a pressão provocada pela inflamação originada pela sinusite ou rinite poderá provocar sintomas orais de grande desconforto. Podendo até provocar a própria inflamação das gengivas e afetar as raízes dentárias. 

Pessoas com este tipo de problemas devem ter especial cuidado com a sua Saúde Oral.

 

6) Nascimento dos dentes do siso

Por serem os últimos dentes a nascer, nem sempre têm o espaço de que necessitam na nossa boca. O que pode dificultar a sua erupção, levanto à inflamação das gengivas e tecidos anexos.

Os dentes do siso podem ainda nascer no ângulo errado, exercendo pressão sobre os dentes vizinhos e levando à sintomatologia dolorosa.

Para evitar problemas, neste tipo de casos, muitos dentistas recomendam a extração dos dentes do siso. Mas esta situação apenas pode ser avaliada em gabinete médico com os meios de diagnóstico apropriados.

Apenas o um dentista poderá identificar a causa de uma dor de dentes latejante.

 

Se tem uma dor de dentes latejante, visite o seu dentista quanto antes.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. numa das clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, capazes de identificar a origem da sua dor. Irá aceder a meios de diagnóstico avançado, logo na primeira consulta, para ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral e o Plano de Tratamento mais adequado ao seu caso.