O seu abcesso dentário rebentou?

  • O seu abcesso dentário rebentou?

    Saiba o que fazer nestas situações.

    Um abcesso dentário pode trazer várias complicações se não for tratado.

    Saúde Oral

Notícias

Um abcesso dentário é um problema que, infelizmente, muitos de nós conhecemos. Trazendo complicações e desconforto às vidas de milhares de portugueses diariamente. Leia este artigo e saiba o que fazer se tiver um abcesso dentário e este rebentar.

Um abcesso dentário pode rebentar?

 

Um abcesso dentário pode rebentar?

Sim. Um abcesso é uma acumulação de pus resultante de uma infeção. É formado por bactérias, células mortas, produtos resultantes da atividade das bactérias em boca e de líquido e substâncias resultantes do processo inflamatório. Se não for tratado, um abcesso dentário pode ir aumentando em volume com o passar do tempo, provocando dores fortes e uma sensação de pressão crescente na zona afetada.

Com o acumular de substâncias no seu interior, um abcesso poderá mesmo acabar por rebentar e libertar todo o pus nele retido. 

Quando estas situações acontecem, muitos Pacientes relatam um alívio imediato da dor e da pressão que sentiam no local. Mas isto não significa que o problema esteja resolvido e que não terá de se preocupar mais com o abcesso.

 

O que fazer se um abcesso dentário rebentar?

Se um abcesso rebentar, devemos contactar o nosso dentista rapidamente. Um abcesso que drena o seu conteúdo sozinho não pode ser considerado nem um problema resolvido, nem um problema em processo de resolução. 

Para tratar eficazmente um abcesso rebentado, um dentista terá de recorrer a alguns procedimentos mecânicos, intervindo no local para limpar toda a zona afetada ou para remover o tártaro, desvitalizar um ou mais dentes comprometidos, ou até mesmo remover as peças dentárias que já não podem ser salvas, desinfetando e removendo os tecidos mais afetados. 

Só na cadeira do dentista ou num hospital é que é possível verificar se o abcesso drenou eficazmente e se não invadiu outras regiões da cabeça, como a cavidade nasal, os seios maxilares ou a musculatura facial. À partida, o seu dentista estará habilitado a tratar quaisquer complicações originadas por um abcesso, eliminando a necessidade de se deslocar a urgências hospitalares. Um dentista qualificado e dedicado ao seu caso terá ainda a capacidade de encaminhar os seus Pacientes para outras especialidades da Saúde, caso se verifique essa necessidade.

Abcesso dentário: fale com o seu dentista.

 

Sente dor e pressão em alguma zona da sua boca? Não tem dores, mas sabe que tem um abcesso dentário que ainda está por tratar? Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 50 clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. Terá acesso a meios diagnóstico avançados e a uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas, dedicada a descobrir e a tratar quaisquer problemas de Saúde Oral que tenha.

Marque já e comece 2021 da melhor forma: a Sorrir para a Vida!