• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Implante e pivot: qual é a diferença?

  • Implante e pivot: qual é a diferença?

    Entenda a diferença entre dois termos que ainda causam muitas dúvidas em Clínica.

    Um pivot e um implante são coisas distintas: descubra porquê.

    Implantologia

Notícias

Implante e pivot: qual é a diferença?

Para muitos Pacientes, falar de implante dentário é o mesmo que falar de "pivot". No entanto, a verdade é que estes termos não dizem respeito ao mesmo tratamento. Perceba melhor a diferença e esclareça uma das confusões mais comuns no dia-a-dia das Clínicas.


Implante e pivot: qual é a diferença?
 

Um pivot é um implante?


Não. Um pivot e um implante são coisas completamente diferentes. Um pivot é uma coroa sobre dente. Um implante é um pequeno parafuso que substitui a raiz de um dente e sobre o qual pode ser aplicada uma coroa - a chamada coroa sobre implante. Assim, uma coroa sobre implante é um dente fixo que não tem raiz nenhuma de dente nenhum: tem um implante dentário.

O que é conhecido como pivot, por outro lado, é apenas uma coroa sobre dente. Ou seja, é como colocar um pequena capa num dente desgastado. Por outras palavras, trata-se de aplicar uma espécie de dente oco em cima de um dente já existente.
 

E quando se põe um implante, como se chama a parte de cima?


O que é aplicado em cima do implante chama-se mesmo coroa sobre implante. Basicamente, existe coroa sobre dente (que é chamada de pivot) e coroa sobre implante. São coisas distintas.
 

Faz sentido utilizar o nome "pivot"?


O nome "pivot" tornou-se muito conhecido no passado e, por isso, é natural que seja utilizado por muitas pessoas. No entanto, atualmente, o termo mais correto é coroa sobre dente. É disso que se trata. E, por isso, ao chamarmos pivot, de certa forma, o tratamento está a ser mal apelidado.

 

Se tem interesse pela área de Implantologia e gostaria de conhecê-la melhor, aproveite para visitar a sua Clínica. Dessa forma, poderá falar com o seu Médico Dentista e esclarecer todas as suas dúvidas. Procure toda a informação que pretende, saiba todos os detalhes do seu tratamento e opte pela melhor solução para si.