• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Restaurações diretas e indiretas: qual é a diferença?

  • Restaurações diretas e indiretas: qual é a diferença?

    Saiba o que distingue estas duas formas de reabilitação oral.

    As restaurações de dentes podem ser realizadas de forma direta ou indireta, dependendo da especificidade de cada caso.

    Endodontia

Notícias

Restaurações diretas e indiretas: qual é a diferença?

As restaurações de dentes são alguns dos tratamentos mais realizados em clínica, com o intuito de repor a estrutura de dentes partidos ou cariados. No entanto, nem sempre é clara a diferença entre as duas formas de realizar este tipo de correções dentárias. Sabe de que forma pode restaurar os seus dentes e qual é a principal diferença entre os dois métodos?
 

Que tipos de restauração existem?


Atualmente, é possível reparar dentes gastos ou danificados de forma altamente personalizada para cada Paciente e sem qualquer tipo de problema. E para isso, os tipos de restauração utilizados dividem-se em dois grandes grupos: as restaurações diretas e as indiretas. Ora veja:
 

Restauração direta


Geralmente, as restaurações diretas são utilizadas para reconstruir dentes ligeiramente partidos, com cáries ou até para pequenos reparos estéticos, preenchendo os espaços necessários. Feitas em clínica num único dia, recorrem habitualmente a resinas fotopolimerizáveis e são um dos tratamentos mais comuns no consultório.
 

Restauração indireta


Estas restaurações são utilizadas para o mesmo fim que as diretas, mas têm uma grande diferença: são construídas em laboratório. Assim, além de exigirem um trabalho mais demorado do que as restaurações realizadas em clínica, podem também ser feitas de vários tipos de materiais, como resinas, cerâmicas ou dissilicato de lítio, por exemplo.

 

"As restaurações indiretas são utilizadas para o mesmo fim, mas têm uma grande diferença: são construídas em laboratório."

 

Restaurações indirectas

Os tipos de restaurações indiretas mais conhecidos são os overlays, os onlays e os inlays, que diferem essencialmente na quantidade da estrutura do dente que cobrem. Porém, dependendo do caso, também podem ser utilizadas coroas completas.
 

Qual é a melhor opção?


Embora existam pequenas diferenças no modo de realização destes dois tipos de restaurações, não é possível dizer, à partida, que um deles seja o melhor.

A opção mais indicada para cada Paciente dependerá sempre da análise do seu caso em específico, dos materiais mais indicados para cada situação e das suas expectativas. Por isso, o melhor é avaliar a sua situação na sua clínica, junto do seu médico dentista, e escolher em conjunto o tratamento que preferir para voltar a Sorrir para a Vida.