Dente desvitalizado

  • Dente desvitalizado

    Sabe quanto tempo pode durar em boca?

    Saiba a resposta a uma das dúvidas mais comuns sobre desvitalizações.

    Saúde Oral

Notícias

Às vezes, a única forma de salvar a estrutura de um dente de forma saudável passa por recorrer a tratamentos para desvitalizar dentes. Este procedimento, que exige perícia técnica, consiste em limpar a estrutura dentária por dentro e remover os tecidos infetados. E, apesar de ser um tratamento cada vez mais comum e que não provoca dor ao Paciente, está quase sempre associado a uma dúvida: quanto tempo dura um dente desvitalizado?

Dente desvitalizado: cada caso é um caso.

 

Quanto tempo dura um dente desvitalizado?

A resposta depende bastante de caso para caso. Por isso, apenas se pode dar uma estimativa da longevidade de um dente desvitalizado em boca depois de analisar cuidadosamente a situação de cada Paciente. Entre muitos fatores que influenciam a viabilidade do dente, podemos destacar estes três:

 

  1. Estado inicial do dente - Quanto pior for o estado inicial do dente, no momento em que é desvitalizado, menos estrutura dentária terá. Por isso, é também expectável que o dente, depois de desvitalizado, dure menos tempo.

  2. Tipo de restauração – A longevidade de um dente desvitalizado também dependerá necessariamente do tipo de reabilitação que é feita no dente. Assim, saber se a reabilitação é indireta ou direta, e até se é necessário aplicar uma coroa, também é importante para avaliar a viabilidade do dente desvitalizado, por exemplo.

  3. Higiene Oral – Evidentemente, a longevidade de um dente desvitalizado também dependerá bastante dos cuidados do Paciente. A higiene oral tem de ser feita todos os dias e seguindo as indicações do seu dentista.

Dente devitalizado: quanto tempo dura?

 

Um dente desvitalizado pode durar para sempre em boca?

Sim. Em teoria, um dente desvitalizado pode durar o tempo que for necessário em boca. Mas, como já foi referido, a real longevidade do dente depois deste tratamento depende de muitos aspetos. Assim, dentes que preservem muita estrutura inicial e que tenham sido reabilitados com uma restauração indireta ou com uma coroa poderão manter-se bem durante muitíssimos anos. Contudo, dentes com muita perda dentária terão naturalmente mais dificuldade em suportar uma restauração durante muitos anos.

 

"Em teoria, um dente desvitalizado pode durar o tempo que for necessário."

 

Seja como for, este é um tratamento bastante comum e realizado com toda a segurança e conforto para o Paciente. Por isso, se necessitar de realizar uma desvitalização, não se preocupe.

Informe-se junto do seu dentista, descubra a melhor opção para o seu caso e melhore a sua qualidade de vida sem qualquer tipo de receio!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em setembro de 2021.