• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Aparelho dentário invisível: vantagens e desvantagens

  • Aparelho dentário invisível: vantagens e desvantagens

    Conheça as principais características de um aparelho que simplifica milhares de tratamentos.

    O aparelho invisível é aplicado com alinhadores transparentes e dá um maior conforto ao Paciente, facilitando a sua higiene dentária.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho dentário invisível: vantagens e desvantagens

O aparelho dentário invisível veio oferecer uma hipótese de tratamento inovadora, eliminando a necessidade de utilizar os materiais habitualmente associados aos aparelhos, como brackets, arcos metálicos ou elásticos. Se já ouviu falar deste tratamento, mas ainda não conhece bem as suas características, reveja aqui as suas principais vantagens e desvantagens:
 

Vantagens

  1. Invisível – Trata-se de um aparelho transparente, sem arcos ou brackets e, por isso, bastante difícil de ser visto. Dessa forma, poderá sorrir e comunicar com maior confiança.

  2. Maior conforto – Criado para se ajustar na perfeição aos seus próprios dentes, esta opção elimina o desconforto causado pelos brackets dos aparelhos tradicionais e causa menos dores ao Paciente.

  3. Mais fácil para comer – Uma vez que devem ser retirados para comer, estes aparelhos não implicam restrições alimentares e evitam o embaraço de ficar com restos de comida, como no tratamento tradicional.

  4. Melhor higiene – Por ser removível e não apresentar os componentes que habitualmente causam retenção de alimentos, este método permite uma limpeza normal dos dentes e o uso de fio dental do modo comum. Para além disso, os próprios alinhadores também são bastante fáceis de higienizar.

  5. Permite branqueamentos – Contrariamente ao aparelho convencional, a opção invisível torna possível a realização de branqueamentos dentários de forma segura, durante o tratamento.

  6. Evita rejeições ou inflamações – Esta solução pode ser particularmente útil para os Pacientes que são intolerantes aos metais usados nos aparelhos tradicionais, evitando também cortes e a inflamação dos tecidos orais nesse processo.
     

Desvantagens

  1. Exige disciplina – Por serem removíveis, estes aparelhos também exigem uma responsabilidade acrescida por parte do Paciente, que deve saber cuidar bem do alinhador, retirando-o nas alturas adequadas e higienizando-o corretamente.

  2. Algum desconforto inicial – No início, tal como em qualquer tratamento ortodôntico, os alinhadores podem causar alguma pressão nos dentes, para desencadearem o seu movimento. No entanto, este incómodo costuma ser progressivamente menor, à medida que o tratamento avança.

  3. Pode afetar a fala – Assim como nos restantes tratamentos, inicialmente, o Paciente pode demorar algum tempo a se habituar ao aparelho, afetando ligeiramente a sua fala. No entanto, essa dificuldade costumar desaparecer rapidamente.

  4. Um pouco mais caro – Ainda que o custo exato dos tratamentos com aparelhos dentários dependa de vários fatores (como o tipo escolhido e a sua duração total, por exemplo), os aparelhos invisíveis ainda são mais caros do que os tradicionais.
     

Aparelho dentário invisível: vantagens e desvantagens

Atualmente, existem várias opções que se podem adaptar às suas expectativas e ajudá-lo a garantir um sorriso perfeito. Se ficou curioso para saber mais sobre este tratamento, não hesite em consultar o seu médico dentista. Ao fazê-lo, poderá avaliar a sua situação, esclarecer todas as suas dúvidas e optar pelo tratamento que melhor se ajustar ao seu caso específico.