Rejeitar um implante dentário?

  • Rejeitar um implante dentário?

    Entenda o que pode comprometer um tratamento

    Os implantes dentários são uma das soluções mais utilizadas pelos Pacientes e suscitam várias dúvidas que devem ser esclarecidas.

    Implantologia

Notícias

Os implantes dentários são uma solução bastante procurada pelos Pacientes na hora de ocupar o espaço de um dente perdido. No entanto, associadas a esta procura, existem também muitas dúvidas que importa esclarecer. Uma delas está relacionada com uma eventual possibilidade de rejeição do implante dentário por parte do organismo.

 

Pode haver uma rejeição do implante dentário pelo organismo?

Apesar da elevada taxa de sucesso dos implantes, é possível que, em alguns casos, o tratamento falhe à primeira. No entanto, teoricamente, esta perda do implante nunca se deve ao material utilizado. Sendo clinicamente errado falarmos em rejeição dos implantes dentários.

O implante dentário pode ser feito de titânio ou de zircónio, materiais que são biocompatíveis com o nosso organismo, não sofrendo corrosão quando entra em contacto com os tecidos humanos. 

rejeição do implante dentário

 

O que pode levar ao insucesso do implante?

Um tratamento com implantes pode ser mal sucedido, principalmente, por duas razões: por não ocorrer a osteointegração (isto é, porque o osso e o implante não se fundiram corretamente) ou porque, depois de estarem integrados, essa ligação se perdeu.

No primeiro caso, as principais causas são infeções, vascularizações defeituosas, alterações no processo de cicatrização e sobrecarga nos implantes.

Já no segundo cenário, havendo osteointegração, o insucesso do implante pode dever-se a infeções resultantes de uma má manutenção e higiene oral, ou a desajustes e quebras das próteses ou dos elementos de ligação entre próteses e implantes.

 

Que cuidados deve ter?

Se o seu dentista recomendar um tratamento de Implantologia, lembre-se de que o material utilizado é inerte e biocompatível com o seu organismo. Se, por outro motivo, a osteointegração não ocorrer de forma adequada, não se preocupe: é possível fazer uma nova tentativa de fixação das peças protéticas e colocar novos implantes no local onde um anterior falhou.

Para maximizar a probabilidade de se adaptar bem ao implante, certifique-se de que escolhe um dentista experiente e vocacionado para a área clínica de Implantologia. E siga à risca as suas instruções para a sua higiene oral. Dessa forma, estará mais perto de evitar maus procedimentos e infeções desnecessárias, fazendo tudo o que está ao seu alcance para Sorrir para a Vida sem problemas.

 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em julho de 2021.