Pasta de dentes: qual deve ser a concentração de flúor?

  • Pasta de dentes: qual deve ser a concentração de flúor?

    Descubra os conselhos dos profissionais e esclareça as suas dúvidas.

    Existem recomendações gerais para a quantidade de flúor nas pastas de dentes.

    Saúde Oral

Notícias

Pasta de dentes: qual deve ser a concentração de flúor?

Apesar de fazerem parte da nossa higiene oral diária, a verdade é que ainda existem muitas dúvidas relacionadas com o uso adequado das pastas de dentes. Neste sentido, uma das questões mais comuns está relacionada com a concentração de flúor: se existem pastas com diferentes quantidades deste mineral, qual será a mais indicada para cada pessoa?
 

A pasta de dentes deve ser sempre indicada por um profissional.
 

O que dizem os médicos?


As concentrações de flúor recomendadas para as pastas de dentes dependem, entre outras coisas, da idade de cada Paciente. De um modo geral, as indicações são as seguintes:

Até aos 2 anos - Nesta faixa etária, nem sempre é recomendado que a higiene oral dos bebés seja realizada com pastas de dentes. No entanto, quando os médicos recomendam a sua utilização, a concentração de flúor costuma rondar os 250 ppm.

Entre os 2 e os 6 anos -  Quando os mais pequenos já têm mais de 24 meses, mas ainda não atingiram os 6 anos de idade, a concentração de flúor indicada nas pastas de dentes é de cerca de 450 ppm.

Entre os 6 e os 10 anos - Para crianças com mais de 6 anos, mas que ainda não têm 10 anos de idade, a indicação geral dos médicos dentistas aponta para uma concentração de flúor de 800 ou 850 ppm.

A partir dos 10 anos - Para crianças com mais de 10 anos, jovens e adultos, o conselho passa pela utilização de pastas de flúor com uma concentração de 1250 ppm. 
 

Qual é a quantidade de pasta indicada?


Além da concentração de flúor, é também importante ter atenção à quantidade de pasta de dentes utilizada. Assim, recomendam-se quantidades semelhantes a um grão de arroz cru (0,1g) para bebés ou crianças com dificuldade em cuspir - o que, normalmente, pode acontecer até por volta dos 6 anos de idade.

 

"A partir dos 6 anos, crianças e adultos devem utilizar uma quantidade de pasta de pasta dentífrica semelhante a um grão de ervilha (0,3g)."

 

A partir dessa idade, crianças e adultos devem utilizar uma quantidade de pasta dentífrica semelhante a um grão de ervilha (o que corresponderá a cerca de 0,3g). Em alternativa, o tamanho da unha do dedo mindinho também poderá ser um bom indicador da quantidade de pasta indicada para cada idade.
 

Estas recomendações servem para todos os casos?


Não. Como todos os tratamentos dentários, é importante percebermos que cada caso é um caso. Por isso, embora estas sejam as indicações gerais dos Médicos Dentistas, não podemos considerá-las regras rígidas e iguais para todas as pessoas.

A única forma de identificar o tipo de pasta de dentes mais indicado para o seu caso será visitar a sua clínica dentária. Depois de avaliar a sua Saúde Oral, os profissionais poderão indicar que cuidados deve ter com a sua higiene oral, incluindo o procedimento recomendado e a concentração de flúor mais indicada para si.

A higiene oral é essencial para manter dentes e gengivas saudáveis, evitando tratamentos desnecessários. Por isso, consulte o seu Médico Dentista e faça questão de esclarecer todas as suas dúvidas. Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio. E hoje em dia, não há motivo para haver dúvidas.