Os refrigerantes e os dentes: explique tudo com... ovos

  • Os refrigerantes e os dentes: explique tudo com... ovos

    Conheça uma experiência para crianças que simula os efeitos das bebidas açucaradas.

    As cascas de ovo podem ser consideradas boas substitutas para a cor e a textura dos dentes humanos.

    Odontopediatria

Notícias

Os refrigerantes e os dentes: explique tudo com... ovos

Falar de dentes com crianças não é fácil, nem propriamente divertido. Mas existem formas de tornar a Saúde Oral mais interessante para os mais pequenos.

Se costuma lidar com crianças ou jovens no dia-a-dia, é provável que já tenha conversado sobre os efeitos dos refrigerantes na nossa Saúde. As bebidas açucaradas podem trazer vários problemas e facilitar a formação de cáries ou até o desgaste do esmalte dentário. Mas como é que podemos explicar isto aos mais pequenos?


Refrigerantes e dentes: uma experiência para crianças
 

Uma experiência com refrigerantes e… ovos


À primeira vista, pode parecer um pouco estranho. Mas é uma experiência muito divertida, que pode ajudar a alertar as crianças para os efeitos das bebidas açucaradas.
 

Os refrigerantes mancham os dentes?


Qual será o refrigerante que mais altera a cor dos nossos dentes? A resposta não é fácil, mas esta experiência pode ajudar a responder. As cascas de ovo podem ser consideradas boas substitutas para a cor e a textura dos dentes humanos. E, por isso, podem ser usadas para simular os efeitos das bebidas açucaradas. Veja a experiência, passo a passo:
 

  1. Escolha as bebidas que deseja comparar e coloque-as em chávenas diferentes. Pode comparar água com bebidas açucaradas, escuras ou claras, gaseificadas ou não.

  2. Coloque pedaços de casca de ovo em cada uma das chávenas. Reserve alguns pedaços de fora, para servirem de comparação no final.

  3. Estabeleça um período de tempo para a experiência. Poderá aguardar 8 horas, para garantir que as cascas de ovo reagem com o refrigerante. Mas o importante é que considere o mesmo período de tempo para todas as chávenas.

  4. Terminado esse período, retire as cascas de ovo das chávenas e compare os efeitos dos diferentes refrigerantes entre si e com a casca normal, que tinha reservado no passo no 2.

  5. Descubra qual o refrigerante que provoca mais alterações de cor.

 

Aproveite esta experiência e divirta-se a testá-la


Se tem crianças em casa ou conhece alguém que lide diariamente com jovens, esta experiência podem ser muito útil. É uma atividade um pouco diferente, que alia o entretenimento à educação. E reforça a importância de termos cuidado com a nossa Saúde Oral junto dos mais novos.

Partilhe esta notícia com os seus amigos e familiares, aproveite esta experiência e divirta-se a testá-la!