Falta de osso? Os implantes dentários resolvem

  • Falta de osso? Os implantes dentários resolvem

    Saiba mais sobre um dos problemas associados às próteses removíveis.

    Os implantes transmitem uma pressão constante ao osso.

    Implantologia

Notícias

Falta de osso? Os implantes dentários resolvem

A falta de osso afeta milhares de portugueses. Mas, hoje em dia, este problema já não é impeditivo para a colocação de implantes dentários. Na verdade, além de ser possível colocar implantes em Pacientes que têm pouco osso disponível, os próprios implantes permitem resolver o processo que leva à perda de osso. Entenda como.

Os implantes dentários permitem resolver a falta de osso


O que é a falta de osso?


A falta de osso, também conhecida como perda óssea permanente, é um problema associado ao uso de próteses removíveis, que muitos Pacientes ainda desconhecem. Ao longo do tempo, as próteses removíveis provocam a reabsorção do osso do Paciente.

 

O que causa a falta de osso?


A falta de osso resulta de um fenómeno progressivo. E acontece porque as próteses removíveis não transmitem uma pressão constante à gengiva e ao osso. Por vezes, até causam um trauma exagerado, o que acelera ainda mais a perda óssea.


Para permanecer no mesmo sítio, o osso necessita de um estímulo. Ou seja, o osso segue o mesmo princípio que muitos outros orgãos. Sem estimulação, existe uma atrofia: neste caso, óssea. E, por isso, o osso vai regredindo constantemente.

 

Os implantes dentários resolvem esse problema?


Sim. O fenómeno de reabsorção óssea só termina quando houver forma de fixar algo no osso dos Pacientes. E os implantes substituem a raiz dos dentes, são intraósseos e transmitem de forma constante o estímulo necessário ao osso. Por isso, o fenómeno de regressão pára e o osso permanece no mesmo sítio.
 

"O implante dentário contraria o fenómeno da reabsorção óssea."

 

Que outros problemas podem surgir com próteses removíveis? 


Além do problema de regressão óssea, se as próteses removíveis estiverem desajustadas, também podem originar outros problemas graves e que causam desconforto aos Pacientes.

Em primeiro lugar, quando já não estão bem adaptadas, estas soluções podem causar danos em dentes adjacentes, ou seja, em dentes que possam estar a suportar a prótese.

Por outro lado, uma prótese removível mal ajustada também pode causar danos nas mucosas, ferindo as gengivas dos Pacientes.


Se necessita de substituir dentes perdidos, esta é mais uma vantagem do uso de implantes dentários. E saiba que a falta de osso não tem de ser um problema: hoje em dia, existem técnicas como o enxerto ósseo, o all-on-4 ® e até implantes personalizados, que permitem ultrapassar este problema.

Informe-se junto do seu Médico Dentista, faça uma avaliação completa da sua Saúde Oral e escolha o melhor para si.