Um siso desalinha o Sorriso?

  • Um siso desalinha o Sorriso?

    Saiba o que dizem os profissionais.

    O efeito da pressão causada pelos dentes do siso ainda divide a comunidade científica.

    Ortodontia

Notícias

Será necessário retirar sempre pelo menos um dente do siso antes de colocar aparelho? Poderão estes dentes estragar o alinhamento dos restantes? Vejamos o que dizem os dentistas.

Um dente do siso pode desalinhar os outros dentes?

 

Um dente do siso pode desalinhar os outros dentes?

São muitos os Pacientes que relatam que sentem pressão nos restantes dentes quando os dentes do siso começam a surgir em boca. No entanto, esta é uma das poucas questões que ainda dividem a comunidade científica e os profissionais de Medicina Dentária. 

Há quem defenda que os dentes do siso não têm força para "empurrar" os restantes, e há quem diga que sim. O que é certo é que este é também um dos motivos pelos quais é essencial o uso de contenções após a colocação de aparelho dentário. 

Seja por causa dos dentes do siso ou por outro motivo, se não usar contenções dentárias, os dentes do Paciente podem realmente voltar a mover-se depois do tratamento ortodôntico. Por isso, depois de usar um aparelho ortodôntico, recomenda-se o uso de contenções durante a vida toda. E esta é uma recomendação essencial para evitar novos tratamentos ortodônticos no futuro.

 

É necessário retirar cada dente do siso para usar aparelho?

Nem sempre, depende do caso. Muitas vezes, a remoção dos dentes do siso é aconselhada pelos dentistas, até porque são dentes que acabam por prejudicar a higiene oral dos Pacientes. E, por isso, podem originar inflamações da gengiva e levar à formação de cáries. Mas a necessidade extrair estes dentes depende sempre da análise clínica de cada situação.

 

"Em muitos casos, é aconselhada a remoção dos dentes do siso."

 

Colocar aparelho nem sempre envolve arrancar um dente do siso!

 

Esclareça todas as suas dúvidas

Se gostaria de colocar aparelho dentário, aproveite para marcar uma consulta de avaliação, sem compromisso, numa clínica OralMED perto de si. Numa primeira consulta, poderá avaliar o estado da sua Saúde Oral de forma completa, e esclarecer todas as suas dúvidas no momento, diretamente com um Médico Dentista.

Consulte todas as localizações das clínicas OralMED Medicina Dentária aqui. Se precisar de ajuda com a sua marcação ou tiver quaisquer outras dúvidas, clique no ícone de conversação, no canto inferior direito do seu ecrã, ou clique aqui para abrir uma conversa no nosso Whatsapp. Um assistente dedicado da Linha de Apoio OralMED entrará em contacto consigo com a maior brevidade possível. 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em abril de 2019 e revisto em setembro de 2021.