Aparelho de contenção: o que é e para que serve?

  • Aparelho de contenção: o que é e para que serve?

    Entenda a importância dos cuidados após os tratamentos ortodônticos.

    A contenção ajuda a manter os dentes alinhados após o tratamento.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho de contenção: o que é e para que serve?

O aparelho de contenção, também chamado de "contenção", é normalmente utilizado para manter os resultados obtidos com o tratamento ortodôntico. Se já pesquisou informação sobre aparelhos, é normal que já tenha ouvido falar dele. Mas será realmente necessário?

Aparelho de contenção: o que é e para que serve?


O aparelho de contenção é realmente importante?


Sim, o aparelho de contenção é mesmo muito importante. Existem vários casos de Pacientes que utilizam aparelho, não colocam contenções no final e, depois, ficam com os dentes desalinhados outra vez. Ou seja, passado algum tempo, necessitam de colocar aparelho novamente. O uso de contenções resolve esse problema.
 

Mas a contenção mantém os dentes direitos? 


Sim, é exatamente isso. No final do tratamento, os dentes ficam alinhados e o Paciente coloca uma contenção feita à medida dos seus dentes, que ajuda a mantê-los direitos.

 

"Usar contenção evita que a erupção dos dentes do siso desalinhe os dentes que já estavam alinhados."

 

Durante quanto tempo devemos usar o aparelho de contenção?


Existem vários Pacientes que optam por retirar as contenções ao fim de algum tempo. No entanto, os Médicos Dentistas recomendam que as contenções sejam utilizadas para sempre e que os Pacientes não deixem de utilizá-las.

 

"A contenção deve ser usada após o tratamento, e durante toda a Vida."


Por isso, se utilizar aparelho dentário, não se esqueça: as contenções são um aliado importante para manter os resultados pretendidos e evitar problemas desnecessários no futuro.

E se gostaria de saber mais sobre os vários tipos de aparelhos dentários, os cuidados de higiene oral e a melhor idade para corrigir a posição dos seus dentes, aproveite para consultar aqui o nosso Guia de Saúde Oral - Especial Ortodontia, disponível online e de forma totalmente gratuita.

Siga as recomendações do seu Médico Dentista, esclareça as suas dúvidas e mantenha um Sorriso saudável, funcional e esteticamente apelativo durante toda a sua Vida.