Aparelho dentário para crianças: quando marcar consulta

  • Aparelho dentário para crianças: quando marcar consulta

    Saiba qual é a idade indicada para avaliar dentes desalinhados.

    Conheça a recomendação da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho dentário para crianças: quando marcar consulta

Aparelho dentário para crianças: quem é que nunca teve dúvidas sobre este tratamento? Quando os mais pequenos começam a apresentar dentes desalinhados, é inevitável pensar na necessidade de visitar um Médico Dentista. Mas nem sempre é evidente qual é a melhor altura para fazê-lo. Para esclarecer esta dúvida de vez, vejamos o que dizem os profissionais e quais são as recomendações dos Médicos Dentistas.

 

Aparelho dentário para crianças: quando marcar consulta
 

Aparelho dentário para crianças: quando marcar consulta?


A resposta é simples. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial (SPODF), todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de Ortodontia antes dos sete anos de idade.

 

"Todas as crianças devem ter a primeira consulta de Ortodontia antes dos 7 anos de idade."


Por outro lado, é igualmente recomendável que todas as crianças sejam acompanhadas regularmente por um Médico Dentista, desde o nascimento do seu primeiro dente de leite. Por isso, é expectável que a primeira consulta de Ortodontia surja naturalmente, por aconselhamento médico no momento mais adequado para cada caso.
 

Qual é a importância do aparelho dentário para crianças?


Os cuidados de Ortodontia não são apenas pormenores estéticos. E, nas crianças, são fundamentais para eliminar maus hábitos. Acompanhando a criança desde pequena, é possível prevenir problemas como o desenvolvimento irregular dos maxilares ou até assimetrias faciais.

Além disso, manter dentes perfeitamente alinhados é também muito importante para facilitar a higiene oral. Desta forma, a limpeza diária torna-se mais eficiente. E evita-se o desenvolvimento de cáries ou de outros problemas graves e perfeitamente desnecessários.

Para garantir que a oclusão dos mais pequenos é vigiada atentamente por profissionais, procure um Odontopediatra desde o nascimento do primeiro dente de leite. E não se esqueça de marcar consultas regularmente, levando os mais pequenos ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses. Porque a prevenção é sempre o melhor remédio.