Aparelho dentário: é apenas um tratamento estético?

  • Aparelho dentário: é apenas um tratamento estético?

    Entenda qual a importância dos tratamentos ortodônticos.

    Saiba de que forma é que a oclusão pode afetar o dia-a-dia dos Pacientes.

    Ortodontia

Notícias

Aparelho dentário: é apenas um tratamento estético?

Pensar em aparelhos dentários remete-nos, quase inconscientemente, para a ideia de dentes desalinhados. E como a Ortodontia permite corrigir esses defeitos - melhorando drasticamente a estética do Sorriso -, é fácil que estes tratamentos sejam vistos como um pormenor estético. Mas serão apenas isso?
 

Porque é que utilizamos aparelho dentário?


O motivo que leva a maioria dos Pacientes a procurarem uma solução ortodôntica é o facto de estarem descontentes com a estética do seu Sorriso. No entanto, a colocação de um aparelho dentário vai muito além de uma questão estética: é uma questão de Saúde. E o principal problema dos dentes desalinhados está na oclusão, também conhecida como mordida.
 

O que é a oclusão?


A oclusão é a forma como os dentes das arcadas dentárias superior e inferior se relacionam entre si. Se estiverem desalinhados, os dentes do Paciente não fecham corretamente e, por isso, a oclusão é afetada. E se não for devidamente corrigida com um tratamento ortodôntico, pode trazer várias consequências negativas.
 

"Dentes desalinhados podem causar más oclusões, originando dores de cabeça, de pescoço e de coluna."


Quais são as consequências de uma má oclusão?


As más oclusões podem condicionar gravemente o dia-a-dia dos Pacientes. Entre outros problemas, é possível destacar cinco consequências principais:
 

  1. Mastigação e deglutição ineficientes;

  2. Alterações na fala;

  3. Desordens temporomandibulares;

  4. Dores de cabeça, de pescoço e de coluna;

  5. Assimetrias faciais.

 

Os aparelhos dentários resolvem o problema?


Sim. Ao corrigir dentes desalinhados, os aparelhos dentários permitem não só corrigir a estética do Sorriso, mas também a oclusão. Dessa forma, evitam-se problemas desnecessários e o Paciente volta a ter uma boca saudável, funcional e, claro, com uma dimensão estética superior.

Se gostaria de colocar aparelho, não existem motivos para ter dúvidas. Marque uma consulta de avaliação gratuita, fale com o seu Médico Dentista e entenda a necessidade de efetuar, ou não, um tratamento ortodôntico.