Viagens turísticas dentárias "milagrosas"? OMD lança alerta

  • Viagens turísticas dentárias "milagrosas"? OMD lança alerta

    OMD denuncia pacotes turísticos de tratamentos "bons de mais para ser verdade"

    A tendência dos anúncios que circulam nas redes sociais com ofertas tentadoras na área da dentária tem vindo a aumentar.

    Saúde Oral

Notícias

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) emitiu um alerta urgente. Os portugueses devem ter cuidado com alguns anúncios que andam a circular pelas redes sociais.  E que oferecem tratamentos milagrosos no estrangeiro, com todas as viagens incluídas, a valores que parecem “bons de mais para ser verdade”. E são mesmo.

Os destinos populares anunciados incluem a Turquia, com o surgimento do hashtag #turkishteeth nas redes sociais, bem como o Reino Unido, Espanha e até Portugal, onde aliciadores oferecem dentes brancos e perfeitamente alinhados a preços significativamente mais baixos do que os valores normais médios dos tratamentos ortodônticos.

 

O perigo das “viagens dentárias milagre”

A tendência das viagens turísticas dentárias tem crescido exponencialmente nos últimos anos. E tem sido impulsionada por promessas sedutoras de tratamentos rápidos e acessíveis. O exemplo mais frequente tem sido os tratamentos de arcada total com implantes dentários na Turquia, que supostamente incluem voos, transfers, hotel e tratamento.

Contudo, a OMD identificou casos graves em que vários procedimentos inadequadas resultaram em abcessos, infeções e levaram ao insucesso dos tratamentos. Levando os Pacientes a ter de recorrer a soluções dispendiosas para corrigir os danos resultantes.

Turismo dentário: OMD alerta para perigo das viagens dentárias milagrosas

 

Os riscos para os jovens utilizadores de redes sociais

Infelizmente, os jovens adultos, apesar de serem uma das faixas etárias com maior literacia digital, parecem ser particularmente vulneráveis a estas ofertas. Principalmente, ao nível dos tratamentos ortodônticos e das soluções estéticas “instantâneas”. Persuadidos por supostos influencers digitais, muitos acabam por realizar tratamentos inapropriados e sem o devido acompanhamento pós-tratamento.

No seu comunicado, a OMD enfatiza que qualquer procedimento dentário deve ser avaliado e administrado por um médico dentista qualificado, que cria um plano personalizado e oferece garantias a longo prazo aos seus Pacientes.

 

A importância do aconselhamento de médicos dentistas qualificados

A mensagem clara da OMD é que todas as pessoas devem evitar ofertas demasiado tentadoras, que prometem resultados rápidos a preços baixos. Em vez disso, aconselha os Pacientes a procurar orientação profissional junto de clínicas bem referenciadas e devidamente certificadas. Garantindo tratamentos dentários seguros, eficazes e confiáveis.

Turismo dentário: OMD alerta para perigo das viagens dentárias milagrosas

 

Não se esqueça: soluções que, inicialmente, pesam menos na carteira, podem transformar-se em complicações que terá de carregar para toda a vida. Por isso, seja nas clínicas OralMED Medicina Dentária, seja em qualquer outra unidade clínica, confie na recomendação de profissionais de Saúde Oral experientes e com as qualificações necessárias para tratar o seu caso específico.