Tratamento da apneia do sono

  • Tratamento da apneia do sono

    Como é feito o tratamento no dentista?

    Volte a despertar com energia e boa disposição!

    Saúde Oral

Notícias

A apneia do sono é um obstáculo ao descanso de milhares de pessoas em Portugal. Mas tem tratamento. E, sendo um problema multidisciplinar, também pode ser resolvido com a ajuda do seu dentista. E de forma muito simples. Neste artigo, perceba em que consiste o tratamento da apneia do sono.

 

Tratamento da apneia do sono no dentista

As terapias para a apneia do sono variam de acordo com as causas do problema e com o diagnóstico feito por um médico especialista do sono.

Além dos ventiladores de pressão continua, cuja utilização pode ser recomendada no período noturno, e das soluções cirúrgicas, existem situações em que os problemas de obstrução que estão a provocar a apneia podem ser resolvidos na cadeira do dentista. Para esse fim, são criados aparelhos orais especiais, feitos à medida do Paciente.

Em que consiste o tratamento da apneia do sono?

 

Próteses bucais ou aparelhos intra-orais

O tratamento da apneia do sono no dentista consiste na produção de próteses bucais ou aparelhos intra-orais, feitos à medida do Paciente. Estes aparelhos devem ser usados todas as noites pois mantêm as vias respiratórias abertas, permitindo ao Paciente respirar normalmente e ter um descanso pleno.

Este tratamento pode ser recomendado como alternativa aos ventiladores em doentes que recusem esse tipo de solução e que possuam uma apneia leve a moderada. Para que a terapia com aparelhos intra-orais seja eficaz, a anatomia das vias aéreas superiores do Paciente não devem apresentar anomalias significativas.

Dependendo dos casos, quando existem anomalias nas vias aéreas superiores, e se for recomendado pelo médico assistente, é possível tratar a apneia do sono com a ajuda de um cirurgião oral experiente.

O tratamento da apneia do sono pode ser feito no dentista.

 

Se sofre de apneia do sono e procura soluções, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país.

Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, preparadas para reconhecer o problema e encaminhá-lo para quaisquer outras áreas de especialidade da Saúde, caso seja necessário.

Na primeira consulta, terá ainda acesso a meios de diagnóstico avançado, que permitirão despistar algumas anomalias. Aproveite para ficar a conhecer, em detalhe o estado da sua Saúde Oral, sem qualquer compromisso.