As Escolas de norte a sul do país vão voltar a Sorrir!

  • As Escolas de norte a sul do país vão voltar a Sorrir!

    Iniciativa Social “Escolas a Sorrir” regressa no novo ano letivo

    Médicos Dentistas e Higienistas Orais das clínicas OralMED Medicina Dentária voltam a promover a Saúde Oral nos estabelecimentos de ensino

    Saúde Oral

Notícias

Com o ano letivo 2022/2023 já em andamento em todo o país, o Projeto Pedagógico Escolas a Sorrir vai voltar a levar profissionais de Saúde Oral aos estabelecimentos de ensino portugueses para sensibilizar as crianças sobre cuidados essenciais da sua Saúde Oral. Uma iniciativa inserida nas políticas de responsabilidade social das clínicas OralMED Medicina Dentária. E que tem contribuído para suprir as carências de Saúde Oral em Portugal desde 2019.

 

Escolas a Sorrir: mais do que um projeto educativo, uma iniciativa social

Dados do mais recente Barómetro de Saúde Oral* mostram que ainda existem várias fragilidades no país. 

Embora a larga maioria dos portugueses (mais de 76%)  afirme que escova os dentes mais do que uma vez por dia, quando olhamos para a frequência do uso de elementos de higiene oral essenciais, como o fio dentário e o elixir oral, as respostas são alarmantes:

  • quase 71% dos portugueses afirma nunca usar o fio dentário ou apenas fazê-lo menos de uma vez por semana;
  • 59% diz utilizar o elixir oral com a mesma frequência.

Fatores que contribuem diretamente para o desenvolvimento de doenças graves como a periodontite. E que conduzem à perda de dentição natural, entre muitos outros problemas - apenas 31,5% dos portugueses têm a dentição natural completa.

Para combater esta realidade, torna-se clara a necessidade de intervir junto das populações de forma a sensibilizá-las para melhores práticas. Um trabalho pedagógico que pode começar logo a ser feito junto das camadas mais jovens. Incutindo e incentivando hábitos saudáveis que os mais novos irão levar para o seu futuro. 

É com esta visão que o projeto Escolas a Sorrir junta médicos dentistas, higienistas orais, professores e alunos. E oferece sessões de esclarecimento com materiais educativos desenvolvidos especialmente para crianças entre os seis e os dez anos. Proporcionando uma experiência ludico-didática com a presença do Doutor Castor, a mascote da área OralMED Kids.

Escolas a Sorrir levam dentistas e higienistas orais às escolas

 

Leve o Doutor Castor à sua escola

Os custos das ativações inseridas na iniciativa social Escolas a Sorrir são totalmente suportados pelas clínicas OralMED Medicina Dentária. Sendo possível qualquer estabelecimento com ensino primário requisitar a visita do Doutor Castor e de um profissional de Saúde Oral às suas salas de aula. As visitas serão marcadas mediante a disponibilidade das equipas.

As inscrições poderão ser feitas aqui.

Lembre-se de que o bom desenvolvimento das crianças de hoje levará a adultos mais saudáveis e responsáveis amanhã. 

Só assim poderemos todos, em conjunto, Sorrir para um Futuro melhor!

 

 

*O Barómetro de Saúde Oral é um estudo com os principais indicadores dos hábitos, acesso, perceções e motivações da população portuguesa relacionados com a oferta de cuidados de saúde dentários. Está inserido no Observatório Nacional de Saúde Oral e é da responsabilidade da Ordem dos Médicos Dentistas.