Diabetes: o dentista pode ajudar

  • Diabetes: o dentista pode ajudar

    A diabetes influencia a Saúde Oral. E vice-versa.

    Os rastreios a esta doença poderão começar a ser feitos nos consultórios dentários.

    Saúde Oral

Notícias

Para os doentes diabéticos, a importância da Saúde Oral ganha uma dimensão acrescida, uma vez que a diabetes pode contribuir para o desenvolvimento e agravamento de várias doenças da boca. Além disso, doenças como a periodontite podem ainda contribuir para o descontrolo da diabetes. Perceba de que forma o seu Médico Dentista pode ajudar no rastreio desta doença, que afeta cerca de 3 milhões de pessoas em Portugal.

Mais de 3 milhões de pessoas sofrem de diabetes em Portugal.

 

Como é que a Saúde Oral pode afetar a diabetes?

Os especialistas chegaram à conclusão que uma infeção avançada, como a provocada pela periodontite, pode afetar o controlo metabólico da doença da diabetes. Atualmente, ainda não se conhecem com exatidão os processos biológicos que entram em ação, mas já é possível identificar uma ligação entre doentes diabéticos com periodontite e o agravamento de problemas renais, também eles uma consequência desta doença autoimune.

Por isso, o acompanhamento dos casos, não só por um Médico Endocrinologista, como também por um Médico Dentista dedicado, é fundamental para o controlo da diabetes e das suas consequências. O seu dentista irá identificar quaisquer indícios de inflamação na cavidade oral e atuar antes que qualquer problema evolua. 

O seu dentista pode ajudar a despistar a diabetes.

 

O seu dentista pode ajudar a despistar a diabetes.

De acordo com o projeto “iDENTify” (“iDENTificar”, em português) -  da responsabilidade de uma equipa de investigadores da Universidade de Melbourne, na Austrália -, os dentistas podem ter um papel muito importante no rastreio de doentes diabéticos do tipo 2. 

De acordo com a revista especializada Saúde Oral, e em declarações ao jornal Dental Tribune International, o responsável pelo projeto reforçou que doentes diabéticos desregulados “apresentam problemas periodontais muito superiores e resultados de tratamento mais pobres”, arriscando-se a sofrer de perda dentária.

Uma vez que a deteção precoce da diabetes pode fazer toda a diferença no tratamento dos Pacientes, na sua qualidade de vida e no controlo de todas as consequências negativas da doença, o projeto “iDENTify” está focado em avaliar uma ferramenta de rastreio da diabetes tipo 2 que possa ser utilizada em ambiente clínico na Medicina Dentária.

Se sofre de diabetes, visite o seu dentista com regularidade.

 

Não adie mais a sua consulta.

Se sofre de diabetes, não descure a sua Saúde Oral.

Infelizmente, os doentes diabéticos correm mais riscos de sofrer problemas orais graves. Tendo uma maior probabilidade, quando não tratados, de sofrer de perda dentária. Além disso, o desenvolvimento de problemas como a periodontite podem contribuir para o descontrolo da diabetes.

Não adie mais a sua visita ao dentista. Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Conte com a ajuda de equipas multidisciplinares dedicadas ao seu problema. Conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral através dos meios de diagnóstico avançados a que terá acesso logo na primeira consulta. Sem qualquer compromisso.