Dentistas prioritizados na vacinação.

  • Dentistas prioritizados na vacinação.

    Profissionais vacinados contra COVID-19 na 1ª fase.

    Ir ao dentista é seguro mas será ainda mais a partir do início de 2021.

    Saúde Oral

Notícias

Os dentistas vão ser incluídos na primeira fase de vacinação contra a COVID-19. A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) anunciou esta medida após o bastonário Miguel Pavão ter reunido com o presidente da task force para a elaboração do “Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal”.

Dentistas inseridos na primeira fase de vacinação.

 

Porquê prioritizar os dentistas?

Ainda que a taxa de contágio em gabinete médico seja muito baixa, a verdade é que os dentistas são uma das classes de profissionais de Saúde mais expostas, tendo em conta a sua proximidade diária às vias respiratórias dos seus Pacientes e à produção de aerossóis durante alguns tratamentos. 

A OMD destacou assim a importância dos dentistas serem incluídos já na primeira fase de vacinação contra a COVID-19, prevendo-se que estes profissionais e as suas equipas recebam a vacina já no final de janeiro de 2021. O acesso dos dentistas às vacinas será prioritizado de acordo com parâmetros como a idade ou maior risco de exposição.

Para assegurar a vacinação atempada dos profissionais de Saúde Oral, a OMD já terá contactado todas as Administrações Regionais de Saúde de forma a fazer o levantamento e mapeamento das unidades que permitam executar o plano traçado. O objetivo é evitar atrasos no processo e garantir a disponibilidade das doses da vacina, tendo em conta as exigências logísticas.

 

Dentistas no combate à pandemia.

O bastonário da OMD enalteceu, junto da task force responsável pelo plano de vacinação, o papel que os dentistas têm tido no combate à pandemia. Tendo esta classe de profissionais de Saúde participado ativamente na linha SNS 24 e na realização de inquéritos epidemiológicos, dois instrumentos fundamentais para quebrar as cadeias de contágio. Tendo estes profissionais contribuído muito para ajudar a proteger a população portuguesa.

“Fruto do reconhecido desempenho dos médicos dentistas e do envolvimento da OMD com as autoridades de Saúde, ficou acordado que a classe pode desempenhar um papel crucial na informação da população sobre a importância da vacinação contra a COVID-19. Assim, a OMD será incluída nos canais privilegiados para promover uma comunicação transparente, clara e objetiva sobre todo o processo”, pode ler-se ainda na notícia publicada no site da OMD.

Mesmo sem vacina, os pacientes podem visitar os seus dentistas em total segurança.

 

Esta medida marcará mais um passo no sentido da normalização dos serviços de Medicina Dentária em Portugal. Permitindo aos Pacientes visitar as suas clínicas com ainda mais segurança. E salvaguardando todas as equipas de profissionais de Saúde Oral, uma classe que se dispôs a ajudar desde o primeiro momento.