Dentista: visitá-lo é seguro!

  • Dentista: visitá-lo é seguro!

    Contágio pela COVID-19 abaixo de 1%.

    Se está a evitar o dentista desde o início da pandemia, saiba que não há motivos para continuar a adiar a sua visita.

    Saúde Oral

Notícias

Não vai ao dentista porque tem receio do contágio pela COVID-19? Então, este artigo é para si. Contrariamente ao que se pensava no início da pandemia, a atividade de Medicina Dentária veio a comprovar ser uma das mais seguras no setor da Saúde. Perceba porquê.

Dentista: contágios em clínica são muito raros.

 

Dentista: contágios em clínica são muito raros.

Vários estudos levados a cabo em países como os Estados Unidos e o Brasil têm revelado que a taxa de contágio da COVID-19 em clínicas e consultórios de Medicina Dentária tem um valor muito baixo.

De acordo com o relatório publicado pela American Dental Association (ADA), a taxa de Médicos Dentistas infetados com COVID-19 é inferior a 1%. 

Estes são dados que têm apanhado o mundo de surpresa, uma vez que a profissão de Médico Dentista tinha sido apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo de alto risco, no início da pandemia. A expectativa era que, devido à proximidade dos dentistas com os seus Pacientes e devido aos aerossóis produzidos durante alguns procedimentos, a probabilidade de transmissão de SARS-CoV-2 fosse muito elevada.

“São muito boas notícias para dentistas e Pacientes”, explicou o Dr. Marcelo Araújo, diretor executivo do Instituto de Pesquisa e Ciência da ADA e autor sénior do estudo “Estimating COVID-19 Prevalence and Infection Control Practices Among US Dentists” (Estimando a Prevalência da COVID-19 e das Práticas de Controlo de Infeções entre Dentistas Estadunidenses).

 

O que poderá explicar estes resultados?

Estes resultados devem-se sobretudo ao enorme investimento que os consultórios e clínicas de Medicina Dentária têm feito para tornar o ambiente clínico mais seguro. 

De acordo com o Dr. Marcelo Araújo “[Estes resultados] significam que as medidas adotadas pelos dentistas - no controlo das infeções e no aumento das medidas de segurança para os seus Pacientes e equipas - estão a funcionar. […] Os dentistas estão a seguir as recomendações da ADA e dos Centros de Controlo de Doenças nos Estados Unidos e isso tem ajudado a manter as equipas clínicas e os seus Pacientes tão seguros quanto é possível”.

Dentista: estudos revelam taxas de contágio pela COVID-19 abaixo de 1%.

 

E ir ao dentista em Portugal, também é seguro?

Sim. Felizmente, em Portugal os sinais são também muito animadores. Por todo país, consultórios e clínicas dentárias começaram logo em fevereiro a reforçar os seus equipamentos de proteção individual e a traçar planos de contingência, seguindo atentamente o que se passava no resto do mundo e avaliando todas as recomendações das entidades de Saúde nacionais e internacionais. Entre março e maio, a atividade de Medicina Dentária não-urgente esteve suspensa em Portugal por imposição da Direção-Geral de Saúde, numa altura em que o comportamento do SARS-CoV-2 era ainda uma incógnita.

Hoje, sabe-se que a reabertura da atividade foi uma decisão certa e necessária, atendendo aos impactos que a Saúde Oral tem na Saúde geral e ao papel residual que a atividade do setor tem na transmissão do novo coronavírus.

Num inquérito realizado a nível nacional pela Ordem dos Médicos Dentistas concluiu-se que 99,5% dos Médicos Dentistas não se contaminou na sua prática clínica, demonstrando a boa preparação da classe profissional para lidar com a pandemia. De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão “o número de casos de COVID-19 em Médicos Dentistas é muitíssimo reduzido, quer em Portugal, quer nos restantes países da Europa ou nos EUA”.

 

E ir ao dentista nas clínicas OralMED Medicina Dentária, é seguro?

Sim! Poderá marcar as suas consultas e realizar os seus tratamentos com toda a segurança. Além de todas as medidas de segurança recomendadas pela DGS, as clínicas OralMED Medicina Dentária obedecem ainda a protocolos rigorosos de controlo de infeção, seguindo em linha com as orientações da comunidade científica e entidades de Saúde nacionais e internacionais. 

Os próprios layouts das unidades clínicas foram alterados para possibilitar o cumprimento estrito dessas recomendações: foi introduzido um fluxo de controlo e higienização que começa logo na entrada da clínica, adaptaram-se procedimentos para comportarem menos risco, foi feito um reforço dos Equipamentos de Proteção Individual, para mencionar algumas medidas. Todos os cuidados são tidos não só para segurança dos Pacientes como das equipas clínicas, salvaguardando a Saúde de todos.

Ir ao dentista nas clínicas OralMED Medicina Dentária é seguro.

 

Se está a evitar o dentista desde o início da pandemia, saiba que não há motivos para continuar a adiar a sua visita. Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária distribuídas por todo o país. Tenha acesso a meios de diagnóstico avançados e conheça o estado da sua Saúde Oral. Em total segurança e sem qualquer compromisso para si!