O que é que os dentistas podem detetar nos nossos dentes?

  • O que é que os dentistas podem detetar nos nossos dentes?

    Pense além da Saúde Oral

    Existem problemas de Saúde e doenças que deixam sinais nos nossos dentes e gengivas

    Saúde Oral

Notícias

Os dentistas desempenham um papel essencial na manutenção da nossa Saúde Oral. E, ao analisar a nossa boca de forma minuciosa, por vezes, conseguem até detetar alguns sintomas de outras doenças que vão além das patologias dentárias ou gengivais.

Neste artigo, descubra como os dentistas mais experientes podem identificar uma variedade de problemas de Saúde e até alguns distúrbios ou comportamentos perigosos através da observação dos nossos dentes.

 

A Relação entre a Saúde Oral e a Saúde Geral

Antes de mergulharmos nos sinais que os dentistas conseguem identificar, é importante destacar a estreita relação entre a Saúde Oral e a Saúde geral: muitas doenças, como a Diabetes e até mesmo doenças cardíacas, têm impactos na boca. Tal como a Saúde Oral tem impacto nestes problemas. Existindo mesmo alguns sintomas de várias doenças que podem ser observados na nossa cavidade oral. 

Uma ida ao dentista pode, por vezes, ter um papel importante na detecção precoce desses problemas. Não podendo o dentista assegurar o diagnóstico, que terá de ser confirmado por um médico da especialidade, a verdade é que estes profissionais acabam muitas vezes por sensibilizar os seus pacientes para que procurem a ajuda especializada adequada.

Dentista em consulta de avaliação médica

 

5 problemas de Saúde cujos sintomas podem ser detetados na cadeira do dentista

Alguns problemas de Saúde que deixam sinais claros nos nossos dentes e gengivas:

  • Refluxo Ácido e problemas gástricos: a erosão do esmalte dentário pode indicar refluxo ácido, uma condição em que os ácidos do estômago voltam para o esófago e acabam por provocar lesões na dentição e nas mucosas.
  • Anorexia e bulimia: nas suas consultas, os dentistas podem também detetar sinais de anorexia, bulimia e outros distúrbios alimentares através de alterações no esmalte e tecidos moles da boca.
  • Infeções e algumas doenças autoimunes: a ocorrência de infeções orais recorrentes ou gengivas inflamadas podem ser indicativos de problemas de Saúde subjacentes, como doenças autoimunes. Um dentista que acompanhe o seu caso de forma regular e contínua poderá detetar esta situação anómala e fazer o alerta para que visite o seu médico assistente. Lembre-se de que consultas de checkup junto do seu médico de família ou a um médico de medicina geral são fundamentais para monitorizar a sua Saúde e assegurar o diagnóstico adequado dos seus problemas.
  • Diabetes: ter gengivas inflamadas de forma recorrente e prolongada pode ser também um sintoma de diabetes. Principalmente, quando é acompanhado de sensação constante de boca seca. Esta é uma doença que afeta ainda a capacidade de cicatrização e que tem fortes impactos na Saúde Oral.
  • Cancro Oral: perante uma lesão, descoloração ou deformidade anómala, é protocolar para os dentistas realizar uma biopsia e encaminhar o paciente para despistar situações de cancro oral. Um trabalho que permite muitas vezes detetar esta doença, que tem uma taxa de mortalidade elevada, em estágios em que ainda é possível tratá-la.

Imagem de uma ortopantomografia: uma ferramenta de diagnóstico usada por dentistas

 

A Importância de Visitar o Dentista Regularmente

Os dentistas são profissionais de Saúde Oral altamente qualificados. E que podem acabar por desempenhar um papel fundamental na identificação precoce de problemas de Saúde que vão além da boca. Não podendo diagnosticar esses problemas. Mas podendo alertar os seus Pacientes para que possam procurar a ajuda certa. Além disso, lembre-se de que a Saúde Oral é indissociável da Saúde geral. Visitar regularmente o seu dentista permite, não só, manter um sorriso saudável, mas também ajuda a assegurar o equilíbrio de todo o organismo.

Resumindo: nunca subestime o poder de uma consulta de Medicina Dentária!