Dentes avulsionados

  • Dentes avulsionados

    Quando os acidentes acontecem

    Descubra o que são dentes avulsionados e o que deve fazer para resolver o problema.

    Saúde Oral

Notícias

Por muito cuidadosos que sejamos, nem sempre é possível evitar alguns acidentes. Especialmente se formos mais aventureiros ou formos aficionados de algumas práticas desportivas mais radicais. Seja no skate, surf, escalada ou nas artes marciais, partir dentes acaba por ser uma lesão frequente entre os desportistas. Existindo mesmo situações em que um ou mais dentes são perdidos por inteiro, incluindo a raíz. Já ouviu falar em dentes avulsionados?

 

O que são dentes avulsionados?

Os Médicos Dentistas consideram os dentes avulsionados um dos mais severos traumatismos dentários. Acontece quando um ou mais dentes deixam de estar fixos na cavidade oral, desinserindo-se por completo do alvéolo. Ou seja, os dentes avulsionados são peças dentárias que, tendo sido perdidas devido a algum tipo de acidente sofrido, mantiveram a sua estrutura intacta com coroa e raíz. Algo que é considerado mais grave do que a quebra de um dente, por exemplo, devido ao impacto traumático que tem nos tecidos que rodeavam os dentes perdidos.

Existe solução para os dentes avulsionados?

 

Existe solução para o problema?

Tudo vai depender da sua rápida reação aquando a perda do dente. Um dente avulsionado, se for imediatamente preservado e transportado até ao gabinete do seu Médico Dentista, poderá mesmo voltar a ser colocado de forma fixa em boca. Sem necessitar de recorrer a próteses ou implantes dentários. O importante é assegurar que encontra o dente perdido e que faz o seu transporte até ao dentista nas condições ideais para que a peça dentária se mantenha viável.

O leite ajuda a preservar um dente avulsionado até ao tratamento.

 

O que é necessário para manter um dente avulsionado viável?

Em primeiro lugar, a sua atuação deve ser rápida. Deve contactar de imediato a sua clínica dentária, explicando o que se passou para que fique claro o carácter urgente da situação. Além disso, o dente não deverá ficar exposto ao ar, devendo ser preservado num ambiente húmido até ser entregue ao seu dentista: se ocorrer desgaste do ligamento periodontal, o sucesso da reinserção do dente no alvéolo ficará comprometido. Deve, por isso, colocar o dente num recipiente com leite. Se não tiver leite disponível, deverá fazê-lo com água.

Se não for a uma urgência de Medicina Dentária num prazo de 60 minutos ou se o dente não for preservado nas condições certas durante este período, poderá não ser possível voltar a fixar o dente perdido.


Sabia que...? O ligamento periodontal é o ligamento que permite a união entre a raíz de um dente e o osso onde está inserida, mantendo o dente em comunicação com o organismo.


Como é que o dente volta a ser inserido em boca?

Mantendo-se a viabilidade do dente, o tratamento recomendado para tratar este problema é a técnica de reimplantação imediata. Em gabinete, o seu dentista irá avaliar fatores como o estado da raíz, há quanto tempo o dente foi avulsionado e o meio escolhido para a sua preservação. Se todas as condições estiverem reunidas, à partida, a reimplantação será bem sucedida:

  1. Primeiro, o Médico Dentista irá fazer uma higienização do dente avulsionado e serão administrados antibióticos ao Paciente. O espaço edêntulo (sem dente) irá ser preparado para voltar a receber o dente perdido.
  2. Depois, o dente será fixo no alvéolo de onde saiu. Será entregue uma contenção ao Paciente que deverá ser usada durante as duas semanas seguintes, garantindo que não existe mobilidade do dente inserido e que o Paciente não fica com uma má oclusão dentária.
  3. O Paciente deverá continuar a ser acompanhado por um Médico Dentista. Após uma reimplantação bem sucedida será necessário ainda fazer a desvitalização do dente.

Dentes avulsionados: não tenha medo de fazer o que mais gosta.

 

Se é desportista, um apaixonado por atividades radicais, ou simplesmente é mais propenso a acidentes, não se assuste com a possibilidade de ficar com um dente avulsionado. A Medicina Dentária evoluiu muito nas últimas décadas. Hoje em dia, existem soluções mesmo para os problemas mais severos. Mesmo que o dente não possa ser reimplantado, poderá sempre ser substituído com recurso à Implantologia e a soluções protéticas. Se se vir numa situação complicada, o fundamental é contactar o seu dentista tão depressa quanto possível. 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em setembro de 2020 e revisto em abril de 2021.